Esportes

São Carlos sedia a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas

5 OUT 2017 • POR Redação • 10h28
Foto: Divulgação

No próximo sábado, 7, São Carlos sedia a segunda etapa do Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas. A iniciativa é uma realização do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) de São Carlos.

A equipe UFSCar-São Carlos vai participar da competição na disputa por mais um título. O time é bicampeão paulista na modalidade, com vitórias nos anos de 2009 e 2012, e foi vice-campeão em várias outras edições do evento esportivo. Além disso, a equipe já participou de competições nacionais e teve técnicos e atletas convocados para representarem o Brasil no campeonato mundial da modalidade.

O time de Handebol em Cadeira de Rodas da UFSCar integra as ações do Projeto Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas a pessoas com deficiência, o Proafa, implantado em 2006, e coordenado pela professora Mey Van Munster, do DEFMH. Segundo a docente, o objetivo geral do Projeto é proporcionar oportunidades de participação de pessoas com deficiências em um programa diversificado de atividades físicas, esportivas e de lazer, visando despertar a satisfação pela descoberta do corpo deficiente e de suas possibilidades dentro do universo da cultura corporal e do movimento. O Proafa atende pessoas com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais, em diferentes fases do desenvolvimento humano (bebês, crianças, jovens e adultos), de São Carlos e região.

A equipe da Universidade é treinada por Taylor Brian Pereira, educador físico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, com colaboração de alunos do curso de Educação Física e do PPGEEs.

Para Van Munster, o campeonato é uma possibilidade de divulgar a modalidade e incentivar a adesão de novos atletas à equipe. "Minha maior expectativa é divulgar a prática do handebol em cadeira de rodas para pessoas com deficiência física no município e região. O esporte adaptado precisa conquistar mais adeptos em São Carlos para que possamos contar com um número maior de participantes e atletas nos eventos esportivos", defende a docente da UFSCar.

As partidas do Campeonato Paulista acontecem no dia 7 de outubro, a partir das 9 horas, no Ginásio Milton Olaio Filho. Mais informações sobre o Proafa e o time da UFSCar podem ser solicitadas pelo e-mail mey@ufscar.br. Outros dados sobre a equipe estão disponíveis no blog http://hcrsaocarlos.blogspot.com.br.