Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Limeira, capital da joia folheada

19 AGO 2017 • POR (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha • 05h59
Foto: Eduardo H.F. Cunha

Um paraíso das compras para as mulheres: assim podemos definir a Avenida Marechal Artur da Costa e Silva, na cidade de Limeira, interior de São Paulo, a cerca de 150 km da Capital, onde existem mais de 600 lojas em diversas galerias que vendem semijoias: brutos, banhado e folheado a ouro e prata.

A Joias Cardoso, a primeira grande empresa local do setor, foi fundada em 1938. Dedicada à produção industrial de joias, era considerada, na época, a maior empresa do setor no País, com mais de 100 funcionários. Na década de 1960, com a instabilidade econômica do País e o constante aumento no preço do ouro, o setor de joias entrou em declínio. Devido à redução do poder aquisitivo da população, as joias folheadas e bijuterias mais baratas passaram a ser mais procuradas. Clientes de joias em ouro passaram a consumir a joia folheada em virtude da crise financeira. O auge se deu por volta dos anos 80, quando as principais indústrias se instalaram em Limeira dando início ao polo industrial de hoje. Apesar da explosão no crescimento ser recente, a história da indústria de folheados de Limeira é antiga e está relacionada às famílias tradicionais de ourives que se instalaram na região no século passado. Fonte: http://sp.viajantebrasileiro.com.br/limeira-capital-nacional-da-semi-joia/ acesso em 13 ago 17.

Hoje, com mais de 600 lojas, sendo a maioria delas na avenida Costa e Silva, existe um intenso fluxo de turismo de negócios de todo o país que vêm à cidade para compras no atacado. Além disso, quem desejar comprar em pequena quantidade vai conseguir pagar um preço justo para produtos mais bem elaborados. O difícil é escolher entre as mais variadas opções de brinco, anéis, colares e pulseiras. Os preços variam de R$ 5,00 a R$ 200,00, mas você encontra muitas peças com valores baixos.

A avenida Costa e Silva, conta com uma boa infraestrutura: a maioria das lojas estão em galerias com estacionamento, banheiro, cafezinho e água para os clientes. Além disso, existem inúmeros restaurantes no local e até mesmo um hotel para receber turistas em compras.

Dicas para melhor aproveitar as compras

1.            Se você pretende comprar para revender, procure as lojas que vendem "bruto". Dessa forma você compra em grande quantidade e mandar dar banho de ouro ou prata pela metade do preço;

2.            A maioria das lojas vendem no atacado. Nesse caso, o atacado não é por número de peças e sim por valor. Algumas lojas consideram "venda no atacado" acima de R$ 300,00. Também, nessas condições, você consegue pagar metade do preço;

3.            São muitas as variedades de semijoias, então reserva o mínimo um dia inteiro para compras, pois os preços variam muito de loja para loja. Se for o caso hospede-se na cidade.

4.            Se você for comprar em pequena quantidade, escolha algumas lojas em galeria e compre as peças que desejar, sempre pedindo um bom desconto.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.