Cidade

Campanha de Combate à Dengue pretende mobilizar população são-carlense

2 FEV 2017 • POR Redação • 05h46
Foto: Divulgação

"Quem luta contra a dengue ajuda salvar toda a cidade". Esse é o tema da nova campanha institucional da Prefeitura de São Carlos para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus da zika. A campanha foi lançada na manhã desta terça-feira, dia 1º de fevereiro, pelas secretarias de Saúde e de Comunicação.

O objetivo é a mobilização social para a prevenção, já que a prevenção é a principal ação para diminuir os focos do Aedes aegypti. "O ponto fraco do mosquito é a prevenção. Precisamos que cada um faça a sua parte, que a família se una e uma vez por semana faça uma vistoria dentro e fora da casa. Qualquer local pode juntar água limpa e parada e virar um foco: calhas, piscina, caixas d'água, latas, garrafas. E acabar com esses focos tem que partir de cada um", afirmou Mateus Aquino, secretário de Comunicação.

Para o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, a dengue é uma doença que veio para ficar, mas a prevenção é fundamental. "80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Essa campanha é muito voltada para que a sociedade tenha a responsabilidade pessoal e comunitária de cuidar de seus quintais. Só com a população unida com a Prefeitura que nos vamos conseguir vencer os efeitos da dengue".

A campanha também inova com um material mais lúdico, para atingir, principalmente, os mais jovens. "Eles são os super-heróis, são os multiplicadores. Levam a informação para dentro de casa e cobram os pais", destacou o secretário de Comunicação.

A partir do próximo final de semana, a campanha estará no ar. Será exibida em TVs, rádios, jornais impressos, portais de internet, mídias sociais, revista, outdoor, distribuições de folhetos, telefonia móvel e fixa.  

Além da campanha, o trabalho da Secretaria de Saúde continua. São ações de rotinas nos bairros, bloqueios de criadouros com orientação de doentes, eliminação dos criadouros e orientação dos moradores com sintomas, visita aos sábados em casas fechadas, além do mutirão que deve acontecer nas próximas semanas.  São Carlos tem hoje, cinco casos de dengue confirmados.