Cidade

Coletores mantém greve e lixo se acumula em São Carlos

10 OUT 2016 • POR • 09h44
Foto: Divulgação

A greve dos coletores iniciada na manhã de sábado, 8, em São Carlos continua nesta segunda-feira, 10, e o lixo começa a se acumular em vários bairros da cidade. No centro e próximo a restaurantes, a situação é mais preocupante, uma vez que o volume de lixo é grande e devido aos restos de alimentos, acumulam-se moscas e animais peçonhentos.

Os funcionários da São Carlos Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo estariam com os salários atrasados e que teriam que ter sido feitos no quinto dia útil.

Informações dão conta que os caminhões da empresa estão parados na sede e a perspectiva é que não retornam ao trabalho até que os vencimentos sejam normalizados.

O São Carlos Agora apurou que a Prefeitura teria pago R$ 400 mil na semana passada. Entretanto resta ainda R$ 1,1 milhão para quitar a dívida, o que deve acontecer quando o município receber repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

A Prefeitura informou ainda que notificou a empresa, porque de acordo com o contrato, o serviço não pode ser interrompido totalmente, teria que ser mantido em pelo menos 30%, podendo apenas ser paralisado caso o pagamento atrasasse por mais de 90 dias. Funcionários de outra empresa, que é responsável por serviços de limpeza pública, como roçar o mato de praças, também estão parados pelo mesmo motivo.