Eleições 2016

Poucas propostas, indiretas e episódios hilários marcam debate em São Carlos

Durante o evento que reuniu os candidatos a prefeito, ocorreram momentos de falta de respeito de alguns presentes

25 SET 2016 • POR • 13h26
0

O debate promovido pela Intersom FM envolvendo os candidatos a prefeito em São Carlos foi marcado por poucas propostas, muitas indiretas entre alguns candidatos e vários episódios hilários. Além de momentos de desorganização e desrespeito de algumas pessoas presentes no auditório do Centro do Professorado Paulista (CPP), na Vila Prado, na manhã deste domingo, 25.

O evento que reuniu os seis candidatos a prefeito (Paulo Altomani -PSDB, Airton Garcia - PSB, Netto Donato - PMDB, Walcynir Bragatto - PV, Lineu Navarro - PT e Dante Peixoto - PSOL), durou aproximadamente 1h40 e começou com cerca de 30 minutos de atraso. Inicialmente previsto para começar às 10h, teve início às 10h30.

O debate foi marcado por seis blocos. No primeiro, todos os candidatos se apresentaram aos presentes. No segundo, os candidatos realizaram perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. No terceiro, jornalistas presentes realizaram perguntas aos postulantes ao cargo do chefe do Executivo. No bloco seguinte, novas perguntas entre os candidatos, com direito a réplica e tréplica.

No penúltimo bloco, representantes da sociedade civil questionaram os seis candidatos e no sexto e último bloco, considerações finais.

POUCAS PROPOSTAS

Se o debate promovido pela emissora de rádio era levar ao eleitores o que cada candidato tem de melhor para colocar em prática nos próximos quatro anos, a princípio, as dúvidas não foram esclarecidas.

Durante o encontro, os seis candidatos apresentaram poucas propostas nas áreas de saúde, educação, segurança e trabalho. Foi abordado superficialmente assuntos relativos a vindas de novas empresas e políticas públicas voltadas para as mulheres. O esporte também foi um ponto pouco explorado pelos candidatos.

Já uma possível especulação imobiliária foi tema recorrente em vários momentos do debate.

PERGUNTAS AO AR, EPISÓDIOS HILÁRIOS E DESRESPEITO

Um fato comum entre os candidatos ao longo do debate foram perguntas não respondidas por alguns candidatos quando eram indagados. De forma surpreendente mudavam o foco do questionamento inicial.

Outro fato foi o desrespeito durante o debate. O mediador Gerson Edson 'Juquita' Toledo Pizza por várias vezes solicitou silêncio aos presentes, já que pessoas conversavam na plateia durante a pergunta ou então, na resposta dos candidatos.

Por fim, episódios hilários criaram um hipotético sétimo candidato em São Carlos. Em dois momentos do debate, foi citado o nome Dante Donato por parte do mediador e do atual prefeito municipal.