Dante participa do Fórum da População de Rua de São Carlos
20 SET 2016 • POR Redação • 14h00
Dante comentou que boa parte das demandas apresentadas pelo Fórum já estão contempladas no programa do PSOL e se comprometeu a complementá-lo com os pontos que não tinha conhecimento e foram trazidos pelo movimento. Além disso, Dante falou sobre a necessidade de se combater a especulação imobiliária da cidade, que impede a moradia ser de fato um direito das pesosas. "Vamos construir um governo que vai combater a especulação imobiliária e os vazios urbanos. É um absurdo que a cidade tenha mais prédios e casas vazias do que pessoas sem direito a moradia digna. Temos que reverter essa situação", disse.
Outro ponto questionado pelo Fórum foi sobre as campanhas de prefeituras que pedem para a comunidade em geral não dar esmola aos moradores de rua, mas sim dignidade. Dante colocou que para o PSOL essas campanhas são falsas. Para o candidato, "o governo municipal coloca a responsabilidade nas costas da população, como se dar esmola fosse um problema, enquanto não oferece políticas públicas necessárias para que essas pessoas não precisem pedir esmola. A Prefeitura deve dar informação e orientação para que essa população acesse os equipamentos públicos disponíveis, como os albergues. Outro problema é a falta de investimento e a péssima qualidade desses aparelhos que não atraem essa população a utilizá-los". Dante disse que essa não é uma questão de segurança, mas sim de assistência social.
Ao final da atividade do Fórum, os presentes saíram em caminhada até o Paço Municipal para questionar o fato da atual Prefeitura não estar presente nem ter justificado sua ausência no evento, mostrando sua total falta de compromisso com essa pauta e essas pessoas.