Região

Ibaté se destaca em pesquisa realizada pela “Folha de São Paulo”

19 SET 2016 • POR Redação • 09h27
Foto: Divulgação

O município de Ibaté foi um dos 5281 avaliados pelo Jornal Folha de São Paulo, onde ocupa a posição de 635º lugar, ficando entre os 24% dos municípios classificados como Eficiente com a nota de 0,53, ou seja, cidades que ultrapassam 0,50 na classificação, cuja nota máxima é 0,656.

A pesquisa se deu através de uma ferramenta inédita lançada pelo jornal Folha e Datafolha, apontando onde as prefeituras entregam mais serviços básicos para a população, considerando usar o menor volume de recursos financeiros possível.

Saúde, educação e saneamento, foram os principais indicadores para avaliar a eficiência ou não das gestões apresentadas, sendo Ibaté, aprovada em todas as três.

Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.

O município de Ibaté, que recentemente concluiu a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, passou a tratar 100% do esgoto do município, a cidade possui também 100% de ruas asfaltadas, escolas de qualidade, com ambientes seguros, modernos, dinâmicos e confortáveis, o que permite maior aproveitamento e rendimento, tanto para os alunos, como professores, além de uma merenda balanceada, com preparo acompanhado por profissional, contribuindo ainda mais com o rendimento escolar.

Na área da Saúde a cidade conta com o Programa Saúde da Família (PSF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende todos os bairros da cidade, além de Ambulatório Médico Municipal, que conta com médicos especialistas e o Hospital e Maternidade Municipal, os quais atendem todos os munícipes.

Todas essas conquistas, fatores e implantações no município, de acordo com a pesquisa, foram quesitos fundamentais para a boa classificação do município, onde na avaliação individual de aplicação de recursos e investimentos, se destacou, quando comparado as médias nacionais.