Eleições 2016

Dante Peixoto propõe governo participativo, transparente e sem privilégios

19 SET 2016 • POR • 05h45
0

Um governo austero, transparente, sem privilégios. Investimentos nas áreas de educação, transporte público, segurança, saúde, meio ambiente e moradias populares. Esta é a proposta de Dante José de Oliveira e Peixoto, candidato a prefeito do PSOL, que concorre às eleições municipais de 2 de outubro.

Dante é o quarto entrevistado do São Carlos Agora. O candidato respondeu aos 17 questionamentos propostos pelo portal e garantiu que o esporte também não será esquecido pela sua administração, caso eleito.

Dante garantiu ainda que os cargos de confiança terão um corte drástico e que pretende trabalhar lado a lado com a população são-carlense, abrindo canais de comunicação.

"nvestigar os contratos da prefeitura para sabermos onde está sendo investido nosso dinheiro, prestar contas em praça pública e chamar a população de São Carlos para decidir os investimentos do orçamento. Queremos governar ao lado da população de São Carlos", disse Dante.

A ENTREVISTA

Segue a entrevista feita com a Dante Peixoto, bem como sua ficha pessoal:

FICHA

Nome completo: Dante José de Oliveira e Peixoto 

Idade: 29 anos

Formação profissional: Engenheiro Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais

Partido: PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)

Coligação: PSOL

Candidato a vice: Ana Luiza de Araújo Siqueira

Chapa com quantos vereadores: 11 candidaturas

ENTREVISTA

São Carlos Agora: Quais são as prioridades de sua plataforma eleitoral?

Dante José de Oliveira e Peixoto - Temos 5 prioridades principais no nosso programa: 1) TRANSPARÊNCIA: Investigar os contratos da prefeitura para sabermos onde está sendo investido nosso dinheiro, prestar contas em praça pública e chamar a população de São Carlos para decidir os investimentos do orçamento. Queremos governar ao lado da população de São Carlos. 2) COMBATE AOS PRIVILÉGIOS POLÍTICOS: Vamos combater o privilégio dos poderosos. Quem tem mais, deve pagar mais impostos, quem tem menos, paga menos. Os impostos tem que ser progressivos para que os serviços públicos cheguem a todos que precisam. 3) TRANSPORTE PÚBLICO: garantir qualidade, eficiência e acesso gratuito para todos. 4) Vamos criar programas nas áreas de MORADIA, preservação do MEIO AMBIENTE e SAÚDE preventiva, além de construir um hospital público em São Carlos. 5) EDUCAÇÃO: combater todos os tipos de opressão e garantir 30% do orçamento para educação.

SCA: Na segurança pública qual a meta do seu governo?

Dante Peixoto: A falta de segurança é reflexo de uma sociedade desigual em que alguns grupos estão inseridos nela e outros não. Nossa medida de segurança pública é ampliar gradativamente o direito a cidade para todas as pessoas, conter projetos de iluminação nas ruas, aumentar o efetivo feminino da guarda, investir em projetos de cultura por toda a parte da cidade.

SCA: Na educação o investimento de recursos será maior ou seguirá a mesma política dos governos do Estado e da União?

Dante Peixoto - Nossa gestão assume o compromisso de garantir o repasse de 30% do orçamento municipal para a educação pública, porque entendemos que é necessário um remanejamento no orçamento, e uma autonomia entre as pastas, e esse aumento no repasse da educação vai propiciar por exemplo a construção de creches e melhorias de atuais estruturas. Para além disso, também devemos retomar o debate sobre gênero e sexualidade nas escolas. Não podemos mais permitir evasão, opressões por parte da instituição de ensino ou dentro dela, porque essas questões não podem mais ser ignoradas na sociedade de hoje. Além da eleição para diretor de ensino e o fim dos cargos de confiança, pois o critério para um ensino de qualidade não deve ser interesse de ter pessoas em direção de colégios, e sim um critério pedagógico.

SCA: São Carlos tem hoje problemas com infra-estrutura. Ruas esburacadas e bairros sem asfalto. O que pretende realizar nos próximos quatro anos?

Dante Peixoto - Pretendemos diminuir o fluxo de carros nas ruas investindo em transporte público de qualidade e gratuito para que assim as pessoas usem mais transportes coletivos e assim, com a diminuição de carros nas ruas, aí sim podemos investigar vazamentos na rua e consertar de verdade, refazendo o asfalto, que irá durar muito mais, e não simplesmente ficar literalmente tapando buraco.

SCA: A questão pública de fornecimento de água não agrada. Tarifas consideradas elevadas para um serviço tido como deficiente. Qual a meta da administração?

Dante Peixoto - Em primeiro lugar, precisamos ter uma administração do SAAE pensada para pensar a questão da água e do tratamento de esgoto como direitos da população e não como mercadorias. Por isso para nós é fundamental uma gestão do sistema a partir de critérios técnicos bem estabelecidos e com seriedade. Infelizmente hoje o SAAE passa por problemas, que tem a ver com a vontade política de entregar o sistema para a iniciativa privada. Essa estratégia de sucatear os órgãos públicos para privatizá-los, como se não houvesse capacidade da administração pública operar e gerir os órgãos. Nós não aceitamos essa solução e iremos atuar para colocar técnicos competentes e que conheçam do assunto para administrar o SAAE, aumentando sua eficiência, as condições de trabalho dos servidores, reduzindo perdas para que possamos reduzir as tarifas e aumentar a capacidade do sistema.

SCA: Ainda sobre o problema de fornecimento de água, São Carlos sofre com vazamentos de água em praticamente todos os bairros, bem como esgoto que não comporta a demanda. Há um plano para que isso seja minimizado?

Dante Peixoto - Sim, é prioridade implementar um programa sólido de redução de perdas na rede de água, utilizando como exemplo experiências de sucesso ocorridas em outras companhias de água e esgoto em cidades do porte de São Carlos. A redução de perdas é o melhor mecanismo para aumentar a capacidade de oferta de água e é fundamental implementá-la. Com relação ao tratamento de esgoto, reescreveremos os projetos para que a cidade consiga implementar todas as elevatórias de esgoto e estações de tratamento complementares ao sistema hoje existente, uma vez que parte desses recursos foram perdidos, a cidade está crescendo e o tratamento de esgoto é fundamental para a saúde pública.

SCA - O esporte em São Carlos é decadente nos últimos 20 anos. Não há escolinhas de esporte em todas as modalidades e muito menos equipes de alto rendimento. Qual será o investimento nesta área?

Dante Peixoto - Com certeza, ainda mais em uma época que acabamos de ter grandes eventos esportivos em nosso país, que vários jovens se interessaram por várias modalidades esportivas, mas infelizmente não encontram espaço para praticá-las em nossa cidade.

Mas essa defasagem não ocorre à toa, nossa cidade tinha um orçamento para desporto de lazer de R$ 7.625.010,00 em 2012 e chegou a 2016 com um orçamento previsto para a área de R$ 2.261.000,00, um corte mais de 5 milhões de reais. É impossível sustentar uma política séria sem recursos e esse corte explica a prioridade política da atual administração, que infelizmente não é de investir nessa área.

Nosso compromisso é recompor o orçamento e descentralizar as iniciativas de esporte e lazer em nossa cidade, tanto em relação aos locais para ocorrer, recuperando os centros de práticas esportivas nos bairros, quanto em relação às modalidades, garantindo a diversidade necessária para contemplar ao desejo de todos em praticar esportes.

SCA - Ginásios, estádios, campos e pista de atletismo municipais estão sem conservação adequada. Haverá reformas ou construção de novas praças?

Dante Peixoto - Conforme informado, com a recomposição do orçamento do setor de esportes e lazer iremos primeiro recuperar e reabrir estruturas hoje subutilizadas e posteriormente pensar juntamente com a população na demanda e aptidão de cada localidade para abrir novas praças de práticas esportivas.

SCA - Há carência de moradias populares. A sua administração tem ciência? Têm plano para dar oportunidade as pessoas de terem sua moradia?

Dante Peixoto - Temos absoluta ciência disso. Infelizmente hoje na cidade existem muitas pessoas sem moradia, casos de pessoas que através de muita luta conquistaram algo que deveria ser um direito de todos. Temos propostas como um Programa Municipal de Aluguel Social em imóveis construídos pelo poder público ou imóveis adquiridos pela municipalidade e transformados em habitação social. Tais imóveis seriam mantidos pelo poder público e o morador teria direito ao uso do mesmo pagando apenas um aluguel de valor simbólico, proporcional à sua renda. Outra proposta é o Programa de Assistência Técnica gratuita para população de baixa renda ou movimentos sociais, para a construção ou reforma/qualificação habitacional ou construções vinculadas à atividade econômica familiar ou cooperativa. Outra proposta é um Programa de Construção Autogestionária de Moradias, vinculado ao Programa de Assistência Técnica acima e que estimule o protagonismo e a organização popular coletiva na gestão e/ou construção de unidades habitacionais com qualidade projetual e construtiva aliada a baixo custo e inserção urbana adequada. Isso tudo conjuntamente combatendo a especulação imobiliária da cidade.

SCA - O transporte público passa por transição. Como a sua administração irá encarar tal problema no sentido de dar transporte digno a população são-carlense?

Dante Peixoto - Transporte público para nós é prioridade! Vamos mudar a lógica da contratação de empresas, enquanto a contratação for baseada no número de giros de roleta, o lucro da empresa vai se dar lotando cada vez mais os ônibus. Temos que fechar o contrato por quilômetro rodado. Acreditamos na municipalização do transporte público e uma nova gestão. Dá para melhorar o transporte. Com isso as pessoas irão deixar os carros em casa e utilizar mais os ônibus, o que também ajudará na questão do asfalto na cidade.

SCA: O trânsito em São Carlos é caótico, principalmente nos horários de pico. Há planejamento para solucionar tal problema?

Dante Peixoto - A melhoria do transporte público vai diminuir o número de carros na rua, consequentemente diminuindo o fluxo de carros nos horários de pico.

SCA - Quanto as enchentes na baixada do Mercado Municipal e em áreas consideradas de risco. Qual a proposta da nova administração?

Dante Peixoto - Precisamos resolver esse assunto de uma vez por todas, é necessário estabelecer o Plano de Macrodrenagem Municipal, escrever projetos e encaminhar aos órgãos financiadores para fazer as obras que acabem com o estrangulamento do escoamento de água nas regiões críticas. Outras questões que precisam ser implementadas e fiscalizadas como os coeficientes de impermeabilização dos terrenos e a adoção de práticas compensatórias para evitar os picos de cheia nas baixadas da cidade serão priorizadas como forma de eliminar este problema de nossa cidade.

SCA: Existem problemas na rede municipal de ensino quanto a falta de professores e de vagas. São Carlos terá mais Emeis, Cemeis e creches?

Dante Peixoto - São Carlos terá mais investimento e atenção na questão de educação. Como disse anteriormente, remanejando o orçamento da prefeitura e com o aumento da pasta da educação em 30% será possível abrir unidade e reformar e readequar as que forem necessárias para que a capacidade aumente, mas sem perder qualidade e as necessidade pedagógicas de cada unidade de ensino.

SCA: Hoje, a classe política de uma forma geral está em baixa no País. O que você pretende fazer para trazer novamente a confiança junto à população?

Dante Peixoto - Transparência absoluta! A população está certa em não confiar em qualquer um. Não existirão portas fechadas, decisões obscuras. Nós do PSOL, além de sermos do único partido com parlamentares que não está na operação lava-jato, não acreditamos que exista algum super herói na política, quem vende essa história está mentindo. Nossa prefeitura será uma prefeitura de muitas mãos. Só conseguiremos aplicar nossa programa com transparência e com a população de São Carlos do nosso lado. Câmeras no gabinete do prefeito, agenda publicizada, vamos saber quais as dívidas que a prefeitura tem, quais empresas contrata e porque contrata, etc. Já assumi este compromisso antes, e assumo novamente: vou publicizar todo mês meu extrato e o extrato da prefeitura.

SCA: A população terá canal aberto junto a Administração Pública? Para reivindicar e dar sugestões?

Dante Peixoto - Nossa primeira proposta é que nada seja feito sem que a população faça parte. O prefeito estará na praça uma vez por semana na praça para escutar a população. A administração de uma cidade que esteja comprometida com os interesses da maioria da população só é possível se conceber com transparência e democracia em sua gestão. Por isso, o PSOL tem como política a absoluta transparência administrativa, tanto no controle dos gastos quanto de admissão de funcionários e contratação de serviços pela prefeitura, além da instituição de mecanismos de democracia direta para participação dos cidadãos do município nas tomadas de decisão. Acreditamos que somente dessa forma é possível mudar São Carlos. O governo municipal não deve servir para garantir os privilégios dos políticos e seus partidos. Passado o período eleitoral, é comum os políticos e partidos tradicionais se utilizarem da administração municipal para retornar favores recebidos durante a eleição, enchendo a Prefeitura de cargos de confiança por indicação do Prefeito. Além disso, o descrédito da população com a política no geral se dá justamente pela sua exclusão da gestão municipal, uma vez que não há transparência nos processos da prefeitura para que seus interesses sejam preservados.

SCA: O país passa por grave crise econômica. Como fará para resolver a questão da falta de trabalho em São Carlos? Novas empresas são a solução?

Dante Peixoto - Investiremos no fomento a pequenas e médias empresas e no comércio local. Sabemos que é aí que podemos gerar um número massivo de empregos, tanto pela vocação da cidade, quanto pela dificuldade que hoje têm esse setor para obter crédito e lidar com a burocracia municipal. Esse incentivo será decisivo para gerar renda e emprego em nossa cidade. Também é fundamental fortalecer as iniciativas de economia solidária para oferecer a possibilidade de emancipação econômica de pessoas que possuem uma capacidade de produzir e comercializar suas produções de modo sustentável e equilibrado dentro da sociedade.

SCA: Cargos comissionados e/ou de confiança. A sua administração é contra ou a favor? Como será tratado esta questão durante seu mandato?

Dante Peixoto - Para nós cargo de confiança é para assuntos que realmente exige a confiança em seu exercício faremos uma redução drástica de cargos de confiança e colocaremos principalmente os próprios funcionários de carreira da prefeitura municipal para as funções administrativas. Ninguém melhor do que quem trabalha no setor para administrar os assuntos desse setor. Com a redução do número de cargos iremos economizar recursos que serão investidos nas áreas sociais.