Cidade

Especialistas apresentam plano para salvar represa do Broa

14 JAN 2010 • POR Redação São Carlos Agora • 19h40
Especialistas da USP-São Carlos e do Instituto Internacional de Ecologia (IEE) apresentam nesta sexta-feira (15), às 15h, no auditório Bento Prado Jr., no Paço Municipal, o Plano de Ação para recuperar a represa do Broa, instalada na região e que recebe esgoto de bairros próximos. Construído em 1936, o reservatório artificial é um dos maiores do Estado de São Paulo.

Os professores doutores José Galizia Tundisi (IEE) e José Roberto Campos (USP-São Carlos) vão apresentar as ações da área de saneamento para o Projeto Viva o Broa. A reunião marca ainda a formalização do consórcio intermunicipal Viva o Broa entre as cidades de São Carlos, Itirapina e Brotas.

O Projeto Viva o Broa já tem garantido mais de R$ 1,4 milhão para projetos de recuperação do reservatório. Os recursos deverão ser aplicados em pesquisas e monitoramento, além de obras de saneamento.

A Represa do Lobo, mais conhecida como Broa, tem um espelho d´água de 35 km², foi construída para gerar energia elétrica e passou, de forma simultânea, a ser procurada para turismo. Apesar de se situar na divisa dos municípios de Itirapina e Brotas, 75% do público que a frequenta vive em São Carlos.