Cidade

Instituto Atheneu promove ciclo de palestras sobre a Terceira Idade

8 AGO 2016 • POR Redação • 14h45
Foto: Divulgação

O aumento da expectativa de vida e da queda na taxa de fecundidade é uma questão social que deve ser estudada e debatida, pois, se por uma lado podemos comemorar os efeitos das benesses da ciência e da tecnologia, por outro lado, nem a sociedade civil nem o poder público estão preparados para lidar com a chamada "terceira idade, uma nova etapa da vida que pode ser encarada com pessimismo, como também como um desafio que exige de todos muito entusiasmo e muita sabedoria.

No Brasil, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos já ultrapassa 10% da população. A maioria delas (55%) são mulheres, tem independência financeira (71%) e possui casa própria quitada (83%). Apesar dos números que apontam para aspectos positivos, a terceira idade é uma etapa que traz adversidades, em geral relacionadas a questões de saúde, financeira e solidão.

Pensando nessas questões, o Instituto de Educação Atheneu, escola que oferece cursos técnicos em São Carlos desde 2005, resolveu promover um Ciclo de Palestras para Terceira Idade. O evento ocorrerá nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro e abordará diversos temas de interesse para as pessoas que estão na terceira idade.

 As palestras serão realizadas na sede do Instituto de Educação Atheneu, à Rua Ambrósio dos Santos, 1081, no Santa Felícia. As palestras serão gratuitas e abordarão temas como Estatuto do Idoso,  Redes Sociais, Qualidade de Vida e Comportamento Pessoal, Saúde, Finanças e Empreendedorismo. Maiores Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3374 6022. 

O Ciclo de Palestras para Terceira Idade do Instituto de Educação Atheneu tem o apoio da Alemed - Cirúrgica e Ortopédica, Web Azul - Soluções Web e TI e Massa Pura - Padaria e Confeitaria.

Ciclo de Palestras para Terceira Idade

PROGRAMAÇÃO

 

DATA

PALESTRA

PALESTRANTE

16/08

ABERTURA-RECEPÇÃO

 

 

 

Palestra:-O Estatuto do Idoso

EQUIPE ATHENEU

 

Cintia Confela

 

Formada em Ciências Jurídicas, pós graduada em Processo Civil, Advogada atuando em São Carlos e região  Presidente da Comissão do Idoso da OAB/São Carlos-SP, Consócia da Sociedade São Vicente de Paulo, presidente do Abrigo do Idoso - ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos), Obra Unida Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta desde 2013

23/08

Envelhecendo com Saúde

Diabetes/ Câncer de Mama /

Câncer de Próstata - Como Prevenir

Regina Aparecida Lázaro Martins

 

Graduada em Enfermagem com especialização em Gestão de Enfermagem e Estomaterapia. Docente no Instituto de Educação Atheneu.

13/09

 

 

 

 

Redes sociais

Sandra Maria Leandro

Graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Central Paulista (1998); Especialização em Análise de Sistemas, com ênfase em Redes, pela Universidade de Ribeirão Preto (2001); Especialização em Desenvolvimento de Software para Web (UFSCar, 2005);Especialização em Design Instrucional Virtual para EaD Virtual (Universidade Federal de Itajubá, 2012); Licenciatura em Informática (FATEC Americana, 2008); Mestre em Biotecnologia (UFSCar, 2011); Professora da ETEC Paulino Botelho - Centro Paula Souza - desde 2004 e atualmente exerce a função de coordenadora da área de informática. Educadora de Informática do Programa de Inclusão Digital, na Fundação Educacional São Carlos, desde 200; Professora no Centro Universitário Central Paulista, desde 2014. Doutoranda em Biotecnologia (UFSCar), na área Biotecnologia in silico - Desenvolvimento de técnicas computacionais para o tratamento de dados biológicos, atuando com Impressão de Alimentos 3D;Professora supervisora do Projeto Pre-Iniciação Cientifica Computação e Criatividade: Criando Jogos de Computador usando Scratch (ICMC-USP - 2015/2016). 

 

22/09

 

 

 

Dinheiro e Vida Boa

Antonio Luis Tonissi Migliato

 

Graduado em Administração e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - USP na área de Estratégia Empresarial. Atuou por mais de 10 anos como empresário de microempresas nos setores de equipamentos de segurança, autopeças e alimentos. Exerceu a função de coordenador de cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu) na área de gestão empresarial por mais de 6 anos em diversas instituições de ensino superior. Atua no mercado financeiro como investidor autônomo em ações e

derivativos. Desenvolve cursos e palestras sobre finanças pessoais há mais de 8 anos.

 

Realizou pesquisas como parte de um doutorado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos sobre o comportamento do investidor autônomo em situações de risco. Recentemente apresentou resultados de seus trabalhos em Congresso Internacional realizado em Denver, EUA e também em Fantino Lab Meetings, University of California, San Diego, EUA.

04/10

Qualidade de vida: resgatando sonhos e definindo novas perspectivas

Letícia Maria Barbano

 

Academica em Terapia Ocupacional (UFSCAR), integra o Laboratório de Atividade e Desenvolvimento (DTO-UFSCAR) e desenvolve pesquisas referentes à família e à mulher

18/10

Transforme a Terceira na Melhor Idade

Comportamento Seguro na Terceira Idade - Autoestima

Rosângela Alves Teixeira Casteletti

 

Graduada em Psicologia com especialização em Neuropsicologia e Recursos Humanos. Docente no Instituto de Educação Atheneu.

10/11

 

Qualidade de vida na 3ª idade-Pratica exercícios em casa

 

Amanda Magdalena Ferrolli Fabricio

 

Fisioterapeuta formada pela UFSCAR, mestranda em fisioterapia, docente do Instituto Atheneu

 

Victor Fabricio

Fisioterapeuta, mestre e doutorando em     Ciências Fisiológicas, docente no Instituto Atheneu

 

 

29/11

 

 

Administrando Sonhos

 

 

 

 

ENCERRAMENTO-CANTATA DE NATAL

Antonio Carlos Thobias Junior

 

Professor universitário, Consultor do SEBRAE e do Instituto Ethos;Graduado em Administração, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas eEspecialização em Planejamento e Marketing de Atrativos e Destinos Turísticos;Vice- Presidente da Associação dos Administradores da região Central Paulista;Diretor da Associação Brasileira de Administradores e Diretor Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB);Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável Ciência e Tecnologia de São Carlos/SP. e Secretário Municipal de Turismo de Brotas/SP.

 

 

 

 

CORAL FORUM DE SÃO CARLOS