Região

Guarda Municipal e Fiscalização de Ibaté orientam os pais no uso indevido de cerol

20 JUL 2016 • POR Redação • 17h11
Foto: Divulgação

O mês de julho é o período de férias escolares, em que crianças e jovens aproveitam para brincar e se entreter no tempo livre e com isso aumenta as orientações e os cuidados em prol da segurança de todos.

Uma das brincadeiras mais praticadas pelas crianças é soltar pipa ou papagaio, diante disto, o Departamento de Fiscalização e a Guarda Municipal, alertam a todos, em especial aos pais e responsáveis, para os cuidados com a brincadeira, principalmente o uso de cerol na linha, o que pode ocasionar em acidentes graves e até mesmo casos fatais.

A maior parte dos casos envolve os motociclistas, que passam por áreas onde as crianças e adolescentes empinam suas pipas. Nos casos fatais, é o pescoço do motociclista que entra em contato com a linha de pipa com cerol, provocando cortes profundos e morte imediata. Outros acidentes com cerol envolvem aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas, paraquedistas, skatistas e outros.

No município de Ibaté existe a Lei Municipal n°2172/05, que proíbe o comércio, a fabricação e o uso de cerol, resultando em multa para quem for pego com o material cortante.

CEROL 

Mistura de cola com vidro moído aplicado em linhas de papagaios, também conhecidos como pipas. Essa mistura é aplicada diretamente na linha que será utilizada para empinar a pipa, resultando em uma linha extremamente cortante, podendo causar inúmeros acidentes e riscos as pessoas e animais, em especial pássaros, que circulam pelos locais próximos, inclusive de morte.