Esportes

FAP cancela provas do Paulista e frustra nadadores

13 JUN 2016 • POR • 10h32
Foto: Divulgação

O trabalho de seis meses realizado pelo técnico Mitcho Bianchi e pela nadadora Lara Roberta Oliveira Derussi Gil foi frustrado neste final de semana, quando a Federação Aquática Paulista (FAP) cancelou provas do Campeonato Paulista de Inverno Junior a Senior que deveria ocorrer neste domingo, 12, na piscina municipal de São Caetano do Sul.

Estiveram presentes nesta competição 378 nadadores de 46 clubes de todo o estado. De São Carlos, estava a Aquário/LCN/Bianchi Sports, que levou o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e Caaso/Cefer/USP.

Com a queda brusca da temperatura, ocorreram provas na sexta-feira, 10 e sábado, 11. Lara Roberta competiu nos 50m borboleta e com o tempo de 32s29, ficou na 8ª colocação. Nos 100m costas cravou 1m16s42 e ficou em sétimo lugar.

A FRUSTRAÇÃO

Na manhã deste domingo, 12, quando deveriam ocorrer as provas finais, entre elas o 50m costas, onde a nadadora são-carlense é especialista e se preparou com intensidade durante o primeiro semestre, a FAP resolveu cancelar.

O motivo alegado pelos responsáveis foi a queda brusca da temperatura e a água que ficou fria em demasia. O intuito foi preservar a integridade física dos atletas.

Mitcho Bianchi reconheceu e concordou com a atitude. Entretanto ele estranhou o fato da FAP marcar o importante campeonato em um clube que não estava preparado para tal variação climática, sabendo-se que as provas seriam no inverno.

"O meu sentimento e o da Lara foi de frustração. Afinal, no nosso modo de entender, o trabalho de seis meses foi jogado fora. A gente sabe a importância de se preservar o atleta, mas fica o alerta para a FAP para definir com mais carinho o local a ser realizado evento tão importante. A vida segue, nosso trabalho também. Mas a frustração como técnico e profissional fica", finalizou.