Entretenimento

Declamação da letra da música Rei do Gado é destaque no Moda de Viola

24 MAI 2016 • POR • 06h46
Foto: Divulgação

No programa Moda de Viola, exibido às quintas-feiras das 19h20 às 19h50, pela TVE São Carlos (canal 12 da Net e 48 em UHF), um quadro que tem sido bem elogiado é o da declamação de letras de músicas caipiras, por José Angelo, o apresentador do programa.

Não é a declamação tradicional, que valoriza as rimas, mas a declamação que transforma o poema em causo, inclui alguns cacos, e não enfatiza as rimas. É o que se pode ver na declamação de Rei do Gado - disponível no youtube: pesquisar Rei do Gado Declamação de José Angelo (é o primeiro resultado que aparece).

Rei do Gado é uma moda de viola, composição de Teddy Vieira e primeira gravação em 1958, pela dupla Tião Carreiro e Carreirinho. Os personagens são reais, mas há um grande exagero do autor em dizer que daria pra amarrar um boi em cada pé de café. O Rei do Gado, Moura Andrade, possuía só (!) 50 mil cabeças de gado, enquanto o Rei do Café, Geremia Lunardelli, tinha 18 milhões de pés de café no total de suas fazendas.

Pagar um cafezinho com 1000 cruzeiros e dar o troco pro garçom realmente era de deixar o povo pasmado. A cédula de mil cruzeiros (que tinha estampada a figura de Pedro Álvares Cabral) era a nota de maior valor, na época da composição da música (depois vieram as de 5 mil e de 10 mil cruzeiros). Como hoje a nossa cédula de maior valor é a de 100 reais, é o equivalente a hoje se pagar um cafezinho com 100 reais e deixar o troco pro garçom.

A provocação ao Rei do Gado foi uma iniciativa do almofadinha (uma espécie de mauricinho de hoje), sem a participação do Rei do Café. Em outra música, intitulada Rei do Café, é que temos a manifestação dele.