Cidade

São Carlos sedia treinamento de equipe do Programa Mais Médicos

25 FEV 2016 • POR Redação • 17h05
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 26, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe cerca de 250 médicos que integram o Programa Mais Médicos do Governo Federal. Os visitantes participam de um encontro organizado pela UFSCar, que é a coordenadora regional do Programa. O tema a ser apresentado aborda aspectos gerais da Dengue, Zika e Chikungunya.

Além dos médicos, foram convidados para participar do evento os chefes das diretorias regionais de saúde, além de gestores de saúde dos municípios que integram a regional coordenada pela UFSCar no âmbito do Mais Médicos. Durante o encontro serão abordadas questões como etiopatogenia, fisiopatogenia, diagnóstico e tratamento relacionadas a Dengue, Zika e Chikungunya.

A atividade será conduzida por Bernardino Geraldo Alves Souto, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e supervisor do Mais Médicos pela Universidade. Ele afirma que a capacitação dos médicos é importante pelo fato desses profissionais atuarem diretamente com a população. "A questão da assistência no contexto dessas doenças - Dengue, Zika e Chikungunya - ainda é bastante vulnerável. São casos novos e esse treinamento visa oferecer mais conhecimento e preparo para os profissionais lidarem com os pacientes", relata o docente, acreditando que a iniciativa é fundamental para garantir um bom atendimento aos pacientes da rede pública.

Os encontros regionais do Mais Médicos acontecem a cada três meses como rotina de supervisão do Programa. Geovani Gurgel Aciole da Silva, também docente do DMed e coordenador pela UFSCar do Mais Médicos, reforça que "os encontros das regionais são importantes espaços de articulação em saúde e configuram-se como uma estratégia de reforço na integração entre ensino e saúde". A região coordenada pela UFSCar no âmbito do Programa envolve as regionais de saúde das cidades de Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e parte do Município de Catanduva, que integram a região do Nordeste paulista. São cerca de 130 municípios com 3,5 milhões de habitantes.

O encontro acontece nesta sexta-feira, das 9 às 12 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

UFSCar CONTRA AEDES

No último dia 19 de fevereiro a Universidade lançou a campanha "UFSCar contra Aedes", integrando um esforço nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa prevê diversas ações em curto, médio e longo prazos em diferentes frentes, envolvendo desde as orientações para combate aos criadouros do mosquito até a produção e o compartilhamento de conhecimento científico relacionado ao Aedes e às doenças a ele associadas - Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.