TVE São Carlos homenageia o violeiro Zé do Rancho
Neste mês de fevereiro, vai fazer o primeiro aniversário do falecimento de Zé do Rancho, grande músico, cantor e compositor da música caipira
3 FEV 2016 • POR • 05h59A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem ao violeiro Zé do Rancho - disponível no youtube (pesquisar: TVE São Carlos Zé do Rancho - é o primeiro resultado que aparece).
Além de dados biográficos e musicais de Zé do Rancho, tem vídeos da dupla Zé do Rancho e Zé do Pinho cantando as músicas Depois Que a Rosa Mudou, Morena Bonita, De Longe Também se Ama, No Colo da Noite, Canoeiro Apaixonado, e Meu Sítio Meu Paraíso. Também tem a dupla Zé do Rancho e Mariazinha cantando Resposta da Mariquinha, Chico Rey e Paraná com Devolva e Passagem, e Belmonte e Amaraí com Desventura, além da declamação por José Angelo, o apresentador do programa, da letra da música Chitãozinho e Chororó.
João Isidoro Pereira, o Zé do Rancho, nasceu em 4/6/1927, na pequena Guapiaçu, situada a 15 km de São José do Rio Preto. Começou a carreira artística cantando em dupla em circo e, depois, como guitarrista na Orquestra Nelson de Tupã. RIO PRETO.
Com 27 anos de idade, Zé do Rancho mudou-se para São Paulo. Na Rádio Tupi, quando necessário substituía o Caboclinho, naquele que era considerado o Trio Mais Querido do Brasil: Serrinha, Caboclinho e Rielinho. Depois, também atuou nas Rádios Nacional, Bandeirantes e 9 de Julho. Zé do Rancho ainda foi produtor artístico das gravadoras RGE e RCA.
Após gravar dois discos de 78 rotações com seu irmão mais velho, Zé do Rancho formou dupla, em 1957, com Serrinha, com quem gravou os seus primeiros LPs. A ótima dupla Serrinha e Zé do Rancho durou apenas oito anos, por causa de problemas de saúde de Serrinha.
Zé do Rancho foi um ótimo instrumentista na viola, violão e cavaquinho. Gravou quatro LPs de solo de viola, com as autênticas músicas sertanejas.
Zé do Rancho formou dupla com sua esposa Mariazinha. De 1969 a 1972, gravaram quatro LPs. Falando do casal, o cantor Xororó viria a ser genro deles. No repertório de Zé do Rancho e Mariazinha havia a música Maria Chiquinha, que seus netos Sandy e Júnior aprenderam quando crianças e, com ela, deram início à sua carreira.
Em 1975, Zé do Rancho encontrou o seu último parceiro, o Zé do Pinho, com quem gravou seis LPs. A dupla Zé do Rancho e Zé do Pinho durou até 1982.
Zé do Rancho é autor de lindas músicas, alguma tocadas neste programa. Podemos destacar, também, Velho Carro, interpretada por Sérgio Reis no DVD Histórias de Uma Viola, lançado em 2007, em comemoração aos 80 anos de vida Zé do Rancho.
Zé do Rancho faleceu em 15/02/2015, aos 87 anos de idade.