Entretenimento

Moda de Viola homenageia Zilo e Zalo

Nesta quarta-feira, faz 14 anos do falecimento de Zilo, à esquerda na foto; vídeo está disponível no youtube

6 JAN 2016 • POR • 09h08
Foto: Divulgação

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem à dupla caipira Zilo e Zalo - as vozes encantadoras do sertão, disponível no youtube (pesquisar: TVE Zilo e Zalo - é o primeiro resultado que aparece).

Além de dados biográficos e musicais de Zilo e Zalo, tem vídeos da dupla cantando as músicas: Visão do Pensamento, Feitiço Espanhol, Velha Viola, Alma Inocente, A Volta do Seresteiro, Castelo de Areia, e O Milagre do Ladrão; além da dupla sancarlense Tony Longo e Zé da Colina cantando Aurora do Mundo. Tem também a declamação de letra da música Caboclo na Cidade, por José Angelo, o apresentador do programa.

Os irmãos Zilo e Zalo são paulistas de Santa Cruz do Rio Pardo, cidade próxima a Ourinhos. Aníbio Pereira de Souza, o Zilo, nasceu em 1º/03/1935, e Belizário Pereira de Souza, o Zalo, em 25/05/1937.

Zilo e Zalo começaram a cantar em dupla desde crianças, com 11 e 9 anos de idade, respectivamente. Mais tarde, a dupla passou a se apresentar na Rádio Difusora, em sua cidade natal.

A família de Zilo e Zalo mudou-se para São Paulo, em 1954, quando eles tinham 19 e 17 anos. Logo, começaram a participar de um programa na Rádio Cultura e, depois, na Rádio Bandeirantes.

Em 1958, Zilo e Zalo gravaram o seu primeiro disco, um 78 rotações, emplacando já o primeiro sucesso: A Volta do Seresteiro. No total, foram 73 discos, juntando 78 rotações, LPs, CDs, e compilações. Um deles, em 1966, foi lançado para o mercado internacional. Foi a primeira dupla sertaneja a fazer sucesso no exterior.

Zilo faleceu em 6/01/2002, com 66 anos de idade, quando a dupla contava com 46 anos de carreira. Zalo faleceu em 1º/08/2012, com 75 anos.