Entretenimento

Programa sertanejo da TVE homenageia Teddy Vieira

Nesta quarta-feira, é dia do cinquentenário de sua morte, um dos maiores compositores da música caipira; vídeo está disponível no youtube

15 DEZ 2015 • POR • 06h37
Foto: Divulgação

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem a Teddy Vieira, coautor de O Menino da Porteira e outros clássicos da sertaneja raiz. Programa disponível no youtube (pesquisar: TVE São Carlos Teddy Vieira - é o primeiro resultado que aparece).

Além de dados biográficos e musicais de Teddy Vieira, o programa exibe vídeos de músicas de sua autoria, começando com um vídeo antológico de O Menino da Porteira (com Luizinho e Limeira e participação de Zé Coqueiro e Nonô Basílio; Luizinho é o outro autor da música, que virou tema de filme duas vezes: com Sérgio Reis, em 1976, e com Daniel, em 2009). Na primeira gravação do Menino da Porteira, pelo saudoso trio Luizinho Limeira e Zezinha, em 1955, o próprio Teddy Vieira é quem toca viola.

Mais vídeos: Relógio Quebrado (João Carlos e Carlos Leite), O Menino Caçador (Lourenço e Lourival), Recordando o Passado (Zico e Zeca), Couro de Boi (César e Paulinho), O Mineiro e o Italiano (César Menotti e Fabiano), e Terra Roxa (Lucyana e Lucylla), e também a declamação de letra de Boiadeiro Errante, por José Angelo, o apresentador do programa.

Teddy Vieira nasceu em Itapetininga, em 23/12/1922. Com 12 anos de idade, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou nas gravadoras Colúmbia, Chantecler e Continental. Suas composições começaram a ser gravadas em 1950.

Teddy Vieira foi produtor de discos. Nessa condição, lançou várias duplas cantando músicas dele. Duplas que se tornaram famosas, como foi o caso de Liu e Léu, que nos seus dois primeiros discos, aqueles de 78 rotações, em 1959, gravaram duas músicas de Teddy Vieira que viraram clássicos sertanejos: Rei do Café e Boiadeiro Errante.

Antes de Liu e Léu, Teddy Vieira já havia lançado Zico e Zeca, em 1954, gravando músicas dele, como a Besta Bailarina e A Enxada e a Caneta. Em 1956, foi gravado outro clássico de Teddy Vieira, João de Barro, pela dupla Mineiro e Manduzinho. Um ano antes, tinha saído a toada Couro de Boi, com Palmeira e Biá.

Teddy Vieira também lançou a dupla Tião Carreiro e Pardinho, em 1956, gravando a música dele Boiadeiro Punho de Aço. Dupla que também gravaria o seu célebre Pagode em Brasília, em 1960, e também a moda de viola O Mineiro e o Italiano, em 1964.

Teddy Vieira faleceu em 16/12/1965, uma semana antes de completar 43 anos, num acidente de automóvel na Rodovia Raposo Tavares. Neste ano do centenário de sua morte, Teddy Vieira foi homenageado com uma estátua, instalada na Praça Central de Itapetininga, sua cidade natal.

Teddy Vieira deixou cerca de 300 músicas gravadas, algumas pela dupla Tião Carreiro e Carreirinho, como as modas de viola Rei do Gado, em 1958, e Terra Roxa, em 1962.