Arara Canindé encanta as tardes na Praça Brasil
Ave rara chama a atenção pela bela plumagem e deve ter escapado do proprietário
20 NOV 2015 • POR • 09h23Uma Arara Canindé, ameaçada de extinção, encanta as pessoas que frequentam a Praça Brasil, na Vila Nery. Diariamente, após às 17h30 ela pode ser vista nos galhos das árvores.
A bela plumagem chama a atenção dos frequentadores e na tarde de quinta-feira, 19, ela foi flagrada por um leitor do São Carlos Agora, que enviou imagens via WhattsApp.
De acordo com o leitor a arara deve ter escapado do seu proprietário. Ela é anilhada pelo Ibama e pessoas preocupadas com o seu bem estar, levam alimentação.
Os frequentadores entraram em contato com o Parque Ecológico de São Carlos no sentido de resgatá-la e a informação obtida por eles é que justamente pelo fato de ser anilhada e ter proprietário, não pode ser capturada.
NATUREZA NA CIDADE
Enquanto não retorna ao proprietário, a bela ave chama atenção. Com cores predominantemente azul e amarela, a Arara-Canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758), também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arara-amarela, arara-azul-e-amarela e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. É muito apreciada como animal de estimação. Ocorre da América Central ao Brasil, Bolívia e Paraguai.
As aves desta espécie pesam cerca de 1,1 quilo e chegam a medir até noventa centímetros de comprimento, com partes superiores azuis e inferiores amarelas, alto da cabeça verde, fileiras de penas faciais negras sobre o rosto glabro e branco, olhos de íris amarela e garganta negra. Tem uma longa cauda triangular, asas largas, um bico escuro grande e forte e as típicas patas zigodáctilas dos psitacídeos, com dois pares de dedos opostos, o que lhes dá grande destreza para escalar árvores e manipular os alimentos. Seu grito típico é um RRAAAAK gutural e áspero com entonação ascendente, mas podem produzir diversas outras vocalizações mais anasaladas e musicais. (fonte Wikipedia)