Esportes

Movimento Pró Tênis garante renovação da modalidade

Dez crianças que estudam na Emeb Dalila Galli, no Jardim Jóquei Clube passam a integrar a equipe de competição

18 NOV 2015 • POR • 07h18
Foto: Marcos Escrivani

Bons na escola e bons no esporte. Dez crianças que encerraram a 5ª série do Ensino Básico e já foram aprovadas, deram mostras que também tem muita afinidade com o esporte. Mais especificamente com o tênis de mesa e acabam de ser promovidos para a equipe de competição de São Carlos.

Elas integram o Movimento Pró Tênis, coordenado por Oscar 'Casinha' de Almeida e estudam na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Dalila Galli, no Jardim Jóquei Clube. Após seis meses de treinos na instituição de ensino e contraturno escolar, mostraram afinidade com a modalidade esportiva e foram convidadas a integrar a equipe de competição.

Irão treinar duas vezes por semana no CT (localizado na rua Marechal Deodoro, no centro de São Carlos) e em 2016 devem representar a cidade nos Jogos Regionais e a longo prazo, em torneios promovidos por ligas regionais e festivais. "É a renovação do tênis de mesa de São Carlos. Essas crianças mostraram habilidade e tem tudo para evoluir", disse Casinha.

A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador e atleta Guilherme Ribeiro, natural de Campinas e que cursa Estatística na UFSCar. Aos 24 anos, ficou em 5º lugar nos Jogos Regionais deste ano e o projeto de revelar novos jogadores para São Carlos é o caminho ideal. "Vejo que a cidade está parada no tempo em relação ao tênis de mesa", lamentou. "Esta renovação, podendo trabalhar com crianças de 11 anos e passar a experiência adquirida ao longo dos anos é salutar. Poderemos ensinar um esporte olímpico e formar novos atletas. Além do mais, se elas praticam uma atividade saudável, não estão nas ruas, na ociosidade", ponderou. "Sem contar que todas mostraram muito talento", emendou.

DA QUANTIDADE, A QUALIDADE

De acordo com Casinha, durante seis meses aproximadamente 100 crianças praticaram o tênis de mesa na Emeb Dalila Galli e 10 mostraram habilidade.

Ele fez questão de dizer que em 2016 o Movimento Pró Tênis continuará a trabalhar em escolas municipais, pois a meta é continuar a revelar novos talentos e proporcionar uma renovação ainda mais na modalidade esportiva.

"Esta foi o primeiro grupo de um trabalho que é feito na Dalila Galli. A meta é trabalhar centenas de crianças e buscar novos atletas", garantiu.

OS ESCOLHIDOS

Todos com 11 anos e que cursam hoje a 5ª Série do Ensino Básico. Sorridentes, felizes e apaixonados pelo tênis de mesa. Keila Giovana de Araújo, Ana Beatriz da Silva Cipriano, Alana Vitória Leite, Priscilla Tolon Gonçalves, Ana Laura da Luz, Fernanda Generoso, Luana Karinne Silva Santos, Vinícius Alves de Souza, Kauã Gabriel Sales, Paulo Henrique Monteiro de Souza e Paulo José Pedro passam a integrar a equipe de competição de São Carlos.

Paulo Henrique e Alana são destros e mostram afinidade com a modalidade. "Começamos este ano e é gostoso jogar. Me distraio, me sinto bem e quero ser jogador e representar a cidade", disse Paulo. "Fazer parte da equipe é mais um passo. Quero continuar a jogar", garantiu Alana.