Esportes

Brasil inicia caminhada nas eliminatórias contra freguês histórico

Seleção nacional volta ao torneio classificatório depois de se garantir na última competição por ter sido sede

7 OUT 2015 • POR Redação • 16h20
Lucas Lima disputa bola com Gil durante treino no Chile. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil inicia sua caminhada na luta pela classificação para a Copa do Mundo de 2018 nesta quinta-feira, 8, às 20h30. A seleção brasileira fará sua estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas diante do Chile no Estádio Nacional de Santiago. Enquanto a equipe canarinha tenta se recuperar da eliminação na Copa América, os chilenos vêm embalados pelo título da mesma competição. Por outro lado, o retrospecto na competição é favorável aos brasileiros: são oito vitórias e apenas uma derrota em 11 confrontos.

Sem contar com o suspenso Neymar para os dois primeiros jogos das eliminatórias, a provável escalação do técnico Dunga para este jogo será: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Douglas Costa, Oscar e Willian; Hulk.

Experiente, o atacante Ricardo Oliveira afirmou que a seleção está preparada para os desafios que virão pela frente. "Esse tipo de competição é completamente diferente (do que os atletas que jogam na Europa estão acostumados). Eu lembro que disputei as eliminatórias em 2005 e era algo totalmente diferente. Mas isso é sabido por todos nós, ninguém vai ser pego de surpresa com campo, ambiente, atmosfera, pegada diferente. Ninguém", declarou.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo Santos, o jogador ressaltou a força da seleção. "Todo mundo está ciente que vai ser difícil, que se houver disputa, vai haver disputa, e que todo mundo vai se doar para que o objetivo seja alcançado. Temos jogadores de mentalidade forte, que são titulares absolutos nas suas equipes e que vêm aqui para colocar a seleção no lugar em que ela merece", completou Ricardo Oliveira.

A única dúvida de Dunga é em relação à escalação de Elias ou Fernandinho. O volante do Manchester City comparou seu estilo com o do corintiano. "Temos perfil um pouco parecido, altura, estilo parecido de jogar. Somos jogadores que não ficam muito tempo com a bola no pé, tentamos dar dinâmica e fazer com o que os companheiros estejam no mesmo ritmo", finalizou.

CHILE

Em relação ao time que venceu a Copa América, o maior desfalque do Chile para os primeiros jogos das eliminatórias será o volante Charles Aránguiz, que atualmente está no Bayer Leverkusen, e sofre com uma lesão no tendão de Aquiles. O jogador só retornará aos gramados no ano que vem.

A equipe chilena se classificou para as duas últimas Copas do Mundo e tenta repetir o feito. Comandada pelo argentino Jorge Sampaoli, o grupo é formado por jogadores experientes, que foram responsáveis por levar o time à inédita conquista da Copa América e que tenta se firmar como um dos favoritos na América do Sul.

A provável escalação do Chile será: Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Eugenio Mena; Marcelo Díaz, Matías Fernandez, Arturo Vidal e Valdivia; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez.