Cidade

Grupo de Óptica da USP São Carlos com múltiplas atividades na SBPC

30 JUN 2015 • POR • 19h08

Por ocasião da realização da 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-2015), que ocorrerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 12 e 18 do próximo mês de julho, e que este ano se subordinará ao tema Luz, Ciência e Ação, o Grupo de Óptica do IFSC/USP promoverá uma série de atividades não só alusivas ao evento, como também, as comemorações do Ano Internacional da Luz, uma efeméride patrocinada pela UNESCO e apoiada por diversas instituições científicas, principalmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o intuito de informar e de conscientizar a sociedade para a importância da luz no âmbito da vida e da qualidade de vida do ser humano, bem como o quanto ela se tornou imprescindível, nos dias atuais, como fonte soberana para o desenvolvimento de novas tecnologias e de metodologias que previnem e tratam diversas doenças, como, por exemplo, o câncer e a osteoporose, sendo também elemento preponderante no combate a diversos tipos de infecções e no alívio de dores.

Tendo presente a importância da luz, começando por aquela que nos dá e sustenta a vida - o sol -, passando para a descoberta de novas fontes de luz artificial que passaram a prolongar o tempo médio de vida do ser humano, o Grupo de Óptica do IFSC/USP, vai apostar muito forte em atrair a sociedade em seu redor, no decursos da SBPC, com a realização de cursos,  exposições e demonstrações em diversos em locais da cidade de São Carlos.

Um dos destaques será a realização, entre os dias 13 e 17 de julho, nas salas 302 e 305 do IFSC/USP, em meio período, de um curso de treinamento de professores para o aprimoramento da prática de ciências em sala de aula, cujo público alvo será o conjunto de docentes que atuam no ensino médio de São Carlos e região. Nesta iniciativa, os professores serão treinados para a prática em ciência, por meio de kits educativos de áreas diversas. O mini-curso, com duração de 8 horas, consistirá de atividades práticas, a serem realizadas juntamente com os professores, sendo uma oportunidade única para o aperfeiçoamento do ensino prático, utilizando-se modernas metodologias. Esses kits fazem parte do programa "Aventuras na Ciência" e foram idealizados por um grupo de professores da USP, da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, envolvendo cinco disciplinas: Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática. A função dos citados kits é despertar a curiosidade dos alunos, desenvolvendo o raciocínio científico e despertando o espírito criativo e a melhora do aprendizado, com o objetivo de que o aluno saia do estado de mero receptor do conhecimento, para aquele em que realiza a ação*. As vagas, para este curso, são limitadas e a entrada é franca.

Outras duas iniciativas que merecem iguais destaques serão, o Planetário Itinerante da USP, que ficará exposto entre os dias 14 a 18 de julho, no Museu de Ciências Prof. Mario Tolentino, de São Carlos, com entrada franca, e ainda a cerimônia de premiação de alunos e professores da Olimpíada Brasileira de Física em Escolas Públicas (OBFEP), uma cerimônia que ocorrerá no dia 17 de julho, pelas 10 horas, no espaço dedicado à Exposição do Ano Internacional da Luz - CEPOF (UFSCar).

Durante a SBPC-2015, o Grupo de Óptica do IFSC/USP promoverá uma Exposição Itinerante de Ciência e Tecnologia, distribuída em três espaços situados na UFSCar - stand maior dedicado unicamente ao CEPOF e duas outras áreas menores inseridas nos espaços da FAPESP e do CNPq -, destinados à exibição das pesquisas desenvolvidas pelo grupo e por colaboradores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica  (CEPOF) em várias regiões do país e do mundo. No stand maior, o destaque será a exposição "Ano Internacional da Luz", com atividades relacionadas a apresentação de kits de ensino para alunos do ensino fundamental e médio (kits de óptica, matemática, geologia, biologia, astronomia, termodinâmica, química, etc.), bem como o ensino da óptica a deficientes visuais, por forma a que eles aprendam conceitos de óptica. Também a História do Ano Internacional da Luz será outro destaque, com a apresentação de experimentos de importantes cientistas que contribuíram para o entendimento da luz, e a exposição Light Beyond the Bulb, com a apresentação de imagens ilustrando que o impacto da luz na nossa vida cotidiana. Por fim, a exposição Luz na Saúde, que com certeza causará grande impacto no público visitante, já que ela mostrará, ao vivo, o conjunto de equipamentos e protótipos médicos e odontológicos que foram desenvolvidos no Brasil e que já estão ao serviço da sociedade. Estas exposições serão abertas ao público, com entrada franca.

Por último, uma chamada de atenção para o workshop Light: Life & Science, que ocorrerá no Auditório Bento Prado (UFSCar), entre os dias 14 e 17 de julho, um evento promovido conjuntamente pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais, visando discutir os vários aspectos da luz na nossa vida e na ciência. Inserido nas comemorações do Ano Internacional da Luz, este evento terá como  público alvo alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação, oriundos de todas as áreas do conhecimento.

O Comitê Local de Organização é constituído pelos Profs. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC - USP), Sebastião Pratavieira (IFSC - USP), Gustavo Deczka Telles (IFSC - USP) e Nelson Studart Filho (UFSCar).

 

*Os interessados deverão se inscrever diretamente com Benê, pelo e-mail -eventosoptica@ifsc.usp.br, (tel 3373-9810 ramal 201)