Esportes

Caio Zampieri e Tiago Lopes duelam por vaga na final em Itajaí

Parceiros de treino do CFR, e,m São Carlos, se enfrentam na semifinal. Caio Silva cai nas quartas do Future de Istambul

20 JUN 2015 • POR Redação • 08h04
Na semifinal, Zampieri tem um desafio duro pela frente contra o parceiro de treinos Tiago Lopes. Foto: João Pires/FotoJump

Dois tenistas do Centro de Formação e Rendimento se encontram na semifinal da 2ª etapa do EGA Series, a "G", da série de três eventos Futures, em Itajaí, Santa Catarina. Caio Zampieri e Tiago Lopes se enfrentam neste sábado, às 11h, em busca de uma vaga na final do torneio ITF que distribui US$ 10 mil em prêmios, realizado nas quadras de saibro do Itamirim Clube de Campo. O CFR é comandado por Elson Longo, em São Carlos.

Nesta sexta-feira, o cabeça de chave 2, Caio Zampieri, 372º da ATP, venceu o argentino Hernan Casanova, 593º, por 7/6 (6) e 6/2 nas quartas de final. "Hoje foi um jogo muito difícil, a quadra estava muito lenta e o adversário gostava mais dessas condições do que eu. Ele saiu na frente com uma quebra, depois busquei, acho que hoje me superei por não estar jogando tão bem. Consegui salvar três set points no primeiro set, quando estava 6-3 no tiebreak. Mas, continuei focado e acabei fechando o set. No segundo set, joguei bem melhor e fiquei com a vitória", explicou o paulista de Mogi Guaçu.

Na semifinal, Zampieri tem um desafio duro pela frente contra o parceiro de treinos Tiago Lopes. Zampieri leva vantagem nos confrontos diretos por 5-2, sendo que ele venceu o último jogo realizado neste ano, no Challenger de Santiago. "Amanhã será um jogo duro, treinamos juntos e nos conhecemos há vários anos. Vamos ver o que acontece na hora do jogo", disse o campeão da primeira etapa do EGA Series na semana passada.

Tiago Lopes, cabeça de chave 4 e 495º do mundo, conseguiu uma grande virada e venceu o jovem de 18 anos e 640º do mundo, João Menezes, por 0/6, 7/6 (3) e 6/3. "Hoje o jogo foi bem difícil. Estava perdendo de 6/0 5/3 e o Menezes tinha o saque para fechar. Mas, aos poucos fui revertendo a situação. Não deixei de brigar em nenhum momento e isso foi muito importante e depois consegui impor meu ritmo. No terceiro set, já estava controlando melhor o jogo e fiquei com a vitória. O jogo foi duro fisicamente também, com ralis longos, já que a quadra estava lenta pela chuva que caiu no últimos dias. O próximo jogo será muito duro, eu e o Caio (Zampieri) somos amigos. Estou feliz de jogar contra ele, que vença o melhor", disse o paulista.

O vencedor do confronto entre os parceiros de treinos do CFR enfrenta quem ganhar entre os semifinalistas Marcelo Zormann e Thales Turini.

A equipe do CFR segue em Itajaí sob a supervisão dos treinadores Felipe Porto e Guilherme Lucente.

 

Caio Silva cai nas quartas na Turquia

O tenista do CFR, Caio Silva, 811º do mundo, foi superado pelo cabeça de chave 3, Martin Podzus, 512º da ATP, da Letônia, por 7/6 (3) e 7/6 (1), nesta sexta-feira, em partida válida pelas quartas de final do ITF da Turquia, em Istambul, no torneio que distribui US$ 10 mil em prêmios, realizado em quadras rápidas.

"Hoje tive várias chances, foi uma semana bem cansativa para mim. Precisei sair do saibro e ir para a quadra rápida, tive dificuldades nos dois primeiros jogos, em que virei depois de perder o primeiro set. Mas, embora eu tenha perdido um jogo tão equilibrado como o de hoje, a semana foi positiva e foi boa, principalmente para a minha confiança, já que eu consegui jogar bem por duas semanas", contou o santista.