Esportes

Bicampeão mundial Zito morre aos 82 anos

Ex-volante da seleção brasileira morreu em casa, em Santos. Há cerca de um ano ele sofreu um acidente vascular cerebral

15 JUN 2015 • POR Pedro Fonseca/Reuters • 15h05
Zito (esquerda) e Djalma dos Santos durante evento da CBF no Rio de Janeiro - 21/01/2008. Reuters/Sergio Moraes

O ex-volante da seleção brasileira Zito, bicampeão mundial em 1958 e 1962 e peça-chave do fantástico time do Santos liderado por Pelé na década de 1960, morreu aos 82 anos, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira.

 

Zito, apelido de José Ely de Miranda, morreu em casa, em Santos. Há cerca de um ano ele sofreu um acidente vascular cerebral que debilitou sua condição de saúde.

O jogador marcou um dos gols do Brasil na vitória de virada sobre a Tchecoslováquia por 3 x 1 na final da Copa do Mundo de 1962, no Chile.

Depois de se aposentar dos gramados, Zito trabalhou como diretor do Santos e foi um dos responsáveis por revelar jovens jogadores de destaque, sendo Neymar o principal deles.

O camisa 10 da seleção, que está no Chile para a disputa da Copa América este mês, publicou uma foto ao lado de Zito no Instagram.

"Não tenho palavras para descrever esse cara, simplesmente agradeço tudo que fez por mim, por ter acreditado e me ajudado no começo da minha carreira! Descanse em paz, fez muito por nós aqui... Obrigado ZITO!", escreveu Neymar na rede social.