Cidade

Durante a campanha de vacinação contra a gripe também estão sendo realizados exames de prevenção do câncer bucal

4 MAI 2015 • POR • 18h06
0

Em conjunto com a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que será realizada até o dia 22 de maio, a Prefeitura de São Carlos também está realizando, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal em adultos e idosos que procuram as unidades básicas e de saúde da família para se vacinar. No dia 9 de maio, dia da mobilização nacional da vacinação contra a gripe, chamado "O Dia D", as equipes também estarão fazendo o exame bucal nos pontos instalados nocalçadão, Igreja Santo Antonio e Associação dos Funcionários Públicos.

É importante que a população faça o exame da boca com os profissionais de saúde bucal. É um exame simples, rápido, indolor e possibilita diagnosticar lesões de boca assintomáticas (indolores) que precisam de tratamento ou acompanhamento clínico.

Além disso, os profissionais da saúde esclarecem à população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer, bem como, orientam sobre a importância da realização do autoexame de boca periódico, já que o câncer nas fases iniciais não apresenta sintomas.

Os principais fatores de risco para o câncer bucal sãoo tabagismo, o consumo abusivo de álcool, infecções por HPV, a falta de higienização bucal, a exposição solar sem uso de protetores (câncer de lábio), entre outros. O fumo e o uso excessivo de álcool são responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral e quando consumidos juntos aumentam os riscos dessa doença.

Os adultos e idosos que apresentarem sinais de câncer bucal durante o exame serão encaminhados ao serviço especializado de referênciapara diagnóstico e acompanhamento do caso.

Vacinação contra a Gripe- O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelo vírus. São Carlos recebeu 63 mil doses, que serão destinadas a idosos (pessoas com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina contra a gripe não é indicada para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação.