Cidade

Marquinho e Lineu buscam solução para imóveis abandonados na Rua 7

11 MAR 2015 • POR • 18h00
Problema dos imóveis abandonados na Rua 7 de Setembro continua sem solução

Os vereadores Marquinho Amaral, vice-presidente (PSDB), e Lineu Navarro (PT), protocolaram nesta quarta-feira (11), um requerimento que solicita à Prefeitura e órgãos envolvidos informações sobre os imóveis abandonados na Rua Sete de Setembro, no centro de São Carlos. Localizados entre os números 2145 e 2171, os imóveis já foram alvo de discussões, levando o presidente do Legislativo em 2013, Marquinho Amaral, a realizar uma audiência pública na Câmara para tentar solucionar o problema desses e outros terrenos em estado de abandono.

Segundo os parlamentares, nada foi feito para solucionar o problema e as reclamações por parte da população ainda são constantes, principalmente neste momento em que a cidade vive uma epidemia de dengue e o local pode conter criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Após a audiência realizada em 2014, promotor público do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Roberto Funari, fez um pedido para que o proprietário dos imóveis fizesse a limpeza do local. No entanto, os responsáveis não se manifestaram.

De acordo com o documento protocolado nesta quarta-feira, “a solução temporária adotada pelas secretarias municipais de Obras e Trânsito e Transporte para a preservação da segurança dos pedestres que passam pela calçada e os próprios veículos que transitam por esta via, além dos moradores e comerciantes da região, estão profundamente incomodados e prejudicados com a não solução definitiva deste problema”.

DOCUMENTOS – No requerimento atual, os vereadores Lineu e Marquinho solicitam documentos diversos à Prefeitura, como a cópia integral da ação judicial que esteja tramitando em relação à possibilidade de demolição ou não desses imóveis, cópia da definição final quanto ao tombamento histórico ou restrição de demolição. O requerimento solicita ainda informações das secretarias municipais envolvidas para auxiliar na resolução do problema.

Os vereadores questionam ainda um posicionamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte para a manutenção de “blocos” na via, evitando que motoristas estacionem seus veículos, bem como a passagem de pedestres na calçada. “Aqueles blocos no meio da via pública não nos parece uma alternativa segura. Não teria outra forma de dar segurança aos pedestres e veículos que passam pela via e que precisam de segurança?”, questionou Amaral.

LIXO – Após a limpeza realizada em junho de 2014, o local, ainda abandonado, novamente voltou a receber entulhos, restos de construção, madeira, lixo, etc. “Pelo que pudemos observar no local existem pneus velhos, latas e recipientes com água parada, o que pode gerar criadouros do mosquito da dengue, doença que já se alastrou por nossa cidade. Precisamos de uma solução definitiva para esse problema”, reforçaram os parlamentares.