Cidade

Ações preventivas contra a dengue devem continuar

28 AGO 2014 • POR • 19h33
0

Como resultado do plano de ação no combate do vírus da dengue e a colaboração da população nos cuidados com os possíveis criadouros do mosquito Aedes-Aegypti, a Vigilância Epidemiológica (Vigep), vem registrando uma diminuição significativa de casos positivos da doença nos últimos meses.

Neste ano, a cidade de São Carlos registrou 356 casos de dengue, sendo 251 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade e 105 importados. O número de notificações vem diminuindo consideravelmente, sendo que nas últimas semanas, apenas um caso importado da doença foi confirmado.

Mesmo assim, é importante que os moradores continuem atentos na eliminação dos criadouros do mosquito dentro das casas, mantendo os quintais limpos e colaborando com os agentes de combate de vetores durante a nebulização, abrindo as portas e janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde também faz um alerta para a atenção aos sintomas da doença que são: febre alta, dores de cabeça, olhos, corpo e manchas vermelhas pelo corpo.

“Ao perceber indícios da dengue, a pessoa deve buscar imediatamente atendimento médico na rede de saúde. Mesmo que o exame seja feito através de um plano particular, é essencial o preenchimento da ficha disponível nas unidades da saúde, para darmos continuidade no trabalho de bloqueio da doença.”, afirmou a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

 

CUIDADOS DIÁRIOS E ORIENTAÇÕES CONTRA A DENGUE

- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.