Cidade

Airship se prepara para a construção de dirigiveis em São Carlos

25 JUL 2014 • POR • 21h15
0

O prefeito Municipal de São Carlos Paulo Altomani, acompanhado do secretário Municipal de Planejamento e Gestão Alfredo Colenci Júnior e do diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento sustentável, Ciência e Tecnologia, Clovis Biscegli, recebeu na tarde desta sexta-feira (25) em seu gabinete, a visita do grupo da Airship do Brasil, com o intuito de finalizar ajustes para a instalação de uma nova área fabril para a produção de dirigíveis na cidade.

A Airship do Brasil é uma indústria aeronáutica pertencente aos Grupos ENGEVIX e Transportes Bertolini, especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar (lighter than air – LTA). Instalada em São Carlos desde 2009, o grupo prevê investimentos de uma área fabril de cinco mil metros quadrados, próximo à rodovia Washington Luís.

Na reunião, Paulo Altomani entregou uma Lei Municipal que determina o incentivo de impostos e taxas municipais dentro de um período de 15 anos, válido para investimentos acima de R$ 200 milhões, que está previsto pela indústria aeronáutica. “A Prefeitura está dando todo o apoio para os novos investimentos da Airship, que só neste ano vai arrecadar mais de R$ 24 milhões em impostos para o município. Vamos dar todo apoio legal, e esperamos que até o final de 2015 a produção de dirigíveis em São Carlos esteja a todo vapor”, disse o prefeito.

Apoiado pelo Ministério do Exército, Aeronáutica e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a indústria que já é estratégica no Brasil, depois dos investimentos, terá a capacidade de produzir dirigíveis de 30 toneladas que voam em uma altitude de 150 metros a uma velocidade de 120 quilômetros, capazes de transportar grandes peças, como torres.

Contente com aporte científico e tecnológico encontrados em São Carlos, o gerente administrativo da Airship, Guy Hermínio Rocha, afirmou que depois de pronta, a nova área fabril irá triplicar o número de contratação de funcionários gradativamente. “Estamos felizes com o aporte que a cidade oferece que nos possibilita capacitar, trabalhar e materializar o que estamos sonhando. Quero agradecer o prefeito e todo secretariado, pela objetividade e trato deste encontro”, concluiu ele.

Também esteve presente na reunião, o assistente Administrativo da Ariship, Caio Freitas, o assistente administrativo Madjer Oliveira e o superintendente de Execução Orçamentário da prefeitura, Douglas Marangoni dos Santos.