Cidade

Feira de Saúde reúne 2 mil pessoas no Antenor Garcia

31 AGO 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 19h36
Com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pela equipe do Programa Saúde de Família (PSF) foi realizada na última sexta-feira (28) a terceira Feira da Saúde no bairro Antenor Garcia.

A Feira acontece duas vezes ao ano, março e agosto, e fornece aos visitantes atividades durante todo o dia, como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura e índice de massa corporal, distribuição de preservativos masculinos e orientações sobre higiene pessoal.

Foram realizadas palestras de diversos temas, entre elas sobre ervas medicinais, violência doméstica, dengue, saúde bucal, atividades físicas e hipertensão.

Além de promover a melhoria da saúde no bairro, essas feiras têm como objetivo aproximar os moradores do sistema de saúde do município. Segundo a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde da Família do Antenor Garcia, Ana Carolina Acorinte, a Feira serve para rastrear e informar a população de possíveis doenças que podem ser prevenidas.

“Quando trabalhamos dentro de comunidades nos sentimos parte dessas pessoas. Sentindo que somos parte deles, então, temos uma responsabilidade maior de informá-los de uma maneira diferente, não daquela forma tradicional”, declarou a enfermeira Ana Carolina.

Alguns moradores do bairro, além de participar do evento, contribuíram para a realização das palestras. É o caso da aposentada Edelzuíte Trindade, natural da Bahia, mãe de 11 filhos criados com plantas medicinais, segundo ela. “Fui convidada a plantar algumas ervas para ajudar no evento e participar da banca de medicamentos medicinais”, explica. Edelzuíte assistiu a palestra de saúde bucal. “Achei importante porque nós idosos, que usamos dentaduras, aprendemos o jeito certo de escovar os dentes”, destaca.

Para a dona-de-casa Maria de Lurdes Silva Cordeiro, 42 anos, a Feira foi muito importante. “Achei o evento muito legal. Eles explicaram sobre as doenças transmissíveis e sobre escovação”, frisou.

“Temos percebido que a cada ano o número de participantes é cada vez maior. Na primeira Feira tivemos em média 900 pessoas, na segunda 1.500 e hoje cerca de 2 mil pessoas”, finaliza a enfermeira responsável do evento.