Região

Ibaté oferece curso de Dança Contemporânea para a população

14 JUL 2014 • POR • 09h05
0

As atividades culturais desenvolvidas no Centro Cultural de Ibaté estão movimentando a cidade.

Cursos como percussão, balé, viola e violão, capoeira, dança de rua, teclado e piano, artes plásticas e customização de roupas, percepção musical e desenho são algumas das diversas atividades desenvolvidas na cidade e oferecidas gratuitamente para toda a população.

Além da formação da Banda Municipal que começa na próxima terça feira a outra novidade do Centro Cultural é a Dança Contemporânea.

A dança contemporânea não é uma escola ou uma técnica específica, e sim um modo de pensar a dança que passou a ser desenvolvido em todo mundo a partir da década de 70, depois de a dança moderna dar o pontapé inicial na quebra da hegemonia do balé clássico.

Ela propõe uma investigação de nós mesmos através do corpo, nos convida a vasculhar cada detalhe para descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos. E nos lança a questão por que não encarar o corpo como uma forma de existir e de fazer trocas com o mundo, assim, mesmo quem não pretende ser bailarino pode praticar aulas de dança contemporânea como uma forma de autoconhecimento.

"Estamos recebendo da Prefeita Lú Spilla todo o apoio necessário para cada dia mais inovarmos as atividades do Centro Cultural com novas atividades, e assim ocupar o tempo vago de crianças, jovens e adultos com diversas oportunidades. Temos excelentes professores e cursos gratuitos para toda a comunidade". Comenta Joziel Gama administrador do Centro Cultural

Para a professora de Capoeira e também de dança contemporânea Maíra Miller Ferrari a dança contemporânea pode ser comparada a uma colcha de retalhos, pois carrega muitas influências de diferentes formas de se expressar através do movimento dançante. A dança contemporânea pode ser considerada um estudo do corpo e do movimento através da arte.

A proposta deste curso é trabalhar os princípios da dança preservando os movimentos espontâneos do ser humano, nem sempre oferecendo sequências coreográficas prontas, e sim o estimulando a incorporar a dinâmica de investigação do movimento no ato de dançar.

O trabalho é administrado de maneira lúdica para estimular o desenvolvimento da coordenação motora, da percepção dos espaços articulares do corpo, do espaço em relação ao outro e do uso do espaço geral. Estimulo a socialização e ampliação da capacidade criativa com atividades lúdicas grupais e, sobretudo, a preservação do movimento expressivo e espontâneo, considerando a sua aptidão inata para a criação.

A professora Maíra disse ainda que o enfoque é na pesquisa do movimento consciente com o uso da improvisação lúdica.  O curso desenvolve o sentido de cooperação e integração com o outro, com o meio e consigo mesmo a partir de jogos corporais de dança, trabalhando em sinergia os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.

O respeito à individualidade, ao outro, bem como ao próprio corpo e aos seus limites anatômicos é uma premissa desse trabalho.

O curso tem por objetivo proporcionar à população mais lazer, saúde, arte e educação corporal, auto-estima, entretenimento, autoconhecimento e cultura.

O curso é destinado a todas as pessoas a partir de 12 anos de idade e as aulas serão realizadas toda  quinta-feira, das 10h00 às 11h30 e das 16h00 às 17h30.