Cidade

PROERD forma mais de 840 alunos em São Carlos

12 MAI 2014 • POR • 15h53
0

Foi realizada na última quinta-feira (8) no SESC São Carlos a formatura de mais uma turma do PROERD. Estiveram presente 844 alunos de escolas públicas e particulares, juntamente com seus pais, familiares e convidados. O evento também contou com a apresentação da banda do Colégio Cecília Meireles.

Veja as fotos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano "Drug Abuse Resistence Education" - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. No município de São Carlos, o programo foi inserido no ano de 1997 e até a presente data formou mais de 45 mil alunos proerdianos, alunos estes atualmente do 4º e 5º ano escolar.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Também visa ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir a elas. Todo o trabalho é desenvolvido em 10 aulas, uma por semana, com base em uma cartilha distribuída gratuitamente pelo Estado para os estudantes em linguagem jovem, especifica para os alunos. A 10ª aula conta com a presença dos formandos e familiares.

A mesa diretora da formatura foi composta pelo vereador Penha, Capitão PM - Jefferson Lopes Jorge, Major PM - Alexandre Wellington de Souza, Comandante da Guarda Municipal - Cel. Jorge Negretto, gerente SESC São Carlos - Mauro Jensen, Pastor Jarbas Valentim, representantes da Diretoria de Ensino e Juiz da 2º Vara Criminal da Infância e Juventude - Dr. André Luiz de Macedo.