Cidade

Vigilância reforça vacinação contra HPV

8 ABR 2014 • POR • 20h04
0
Termina nesta quinta-feira (10), a Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), realizada em todo território nacional para meninas de 11 a 13 anos de idade. Quem ainda não recebeu a dose da vacina, ainda a tempo de se imunizar.
Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), repassados pelas secretarias municipais de saúde, demonstram que em todo o Brasil, já foram aplicadas um total de 3.172.342 doses, número que representa uma cobertura vacinal de 64,58%. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 80%.
Em São Carlos 71,68% do público alvo foi imunizado contra o vírus do HPV, principal causador do câncer de colo do útero. Um levantamento na cidade demonstra que meninas de 13 anos foram a que mais procuraram pela vacina nas unidades de saúde, com 80,79% de adesão.
Nesta etapa final, o MS revisou o número do público alvo em todo o Brasil, a nova previsão, é que em São Carlos 4.572 meninas sejam imunizadas. Conforme planejamento elaborado pela Vigilância Epidemiológica (VIGEP), avaliações semanais de adesão da vacina estão sendo realizadas e com apoio das Administrações Regionais de Saúde (ARES), está ocorrendo a vacinação dentro das escolas.
A secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta as meninas de 11 á 13 anos que ainda não receberam a imunização, que procurem a vacina diretamente nas Unidades de Saúde, devido a possibilidade de avaliação da carteira de vacinação e atualização de outras vacinas, que no momento, é oportuna para a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola.
A Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, salienta a importância da total adesão do público na prevenção. “Ainda não recebemos orientações, se haverá prorrogação da campanha, por isso estamos intensificando a vacinação nesta última semana. Não queremos ter, no futuro, mulheres com câncer de colo de útero. A vacina é uma oportunidade para se evitar a doença, por isso, estamos convocando as meninas que ainda não foram imunizadas a receber a dose contra o HPV”. 
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.