Cidade

Comitê Municipal Contra a Gripe - boletim 006, 04/08/09

4 AGO 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 19h12
O Comitê Municipal Contra a Gripe informa que durante a terça-feira (4), não houve aumento na procura por atendimento no Hospital-Escola, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), relacionado às doenças respiratórias. Assim como nos dias anteriores o Comitê não notificou, até o momento, novos casos suspeitos ou diagnosticados da gripe Influenza A (H1N1).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a orientação aos profissionais das unidades de saúde que ao identificar sintomas de gripe deve ser adotadas as medidas terapêuticas necessárias e orientar crianças e adultos para que permaneça em seu domicílio, evitando a transmissão do vírus gripal para outras pessoas.

O secretário municipal de Saúde Arthur Pereira concedeu novas entrevistas para veículos de comunicação esclarecendo dúvidas da população sobre a gripe Influenza A (H1N1). Pereira informou ainda que está sendo feita gestão junto à Direção Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, para que a cidade possa ter nas unidades hospitalares e de Urgência e Emergência a medicação de combate à nova gripe que por determinação do Ministério da Saúde precisa ser administrada com critérios e indicação médica nas primeiras 48h do aparecimento dos sintomas como tosse, febre alta e falta de ar.

O Comitê reafirma mais uma vez a necessidade de se adotar o hábito de higienização das mãos e no aparecimento dos sintomas da doença procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e notificar a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3307-7405.