Brasil

Detran.SP disponibiliza questões da prova teórica a candidatos

31 JAN 2014 • POR • 11h42
0

Nas próximas semanas o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) deverá modificar a forma como são feitas as perguntas usadas na aplicação de testes teóricos para quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o órgão elas deverão responder sobre a conduta que elas devem adotar no trânsito. O DETRAN também informou esta consulta pública estará em um novo banco de dados com mil questões e estará disponível para consulta no portal www.detran.sp.gov.br. As novas perguntas começarão a ser utilizadas nos exames teóricos.

Inicialmente, o novo banco de questões será aplicado nas 38 unidades do DETRAN no Estado de São Paulo, os quais já dispõem da prova teórica eletrônica, feita no computador, sem uso de papel e caneta. Entre elas estão as unidades de São Carlos, Rio Claro e Araraquara. 

As novas perguntas também foram reformuladas, exigindo respostas baseadas na conduta do motorista, não mais no significado das placas. As mudanças estão previstas para o mês de março.

Durante o mês de fevereiro, serão realizadas reuniões com os instrutores de autoescolas desses locais para compartilhar o modelo do novo banco. Gradativamente, seu uso será expandido para outras cidades do Estado.

"Hoje, as perguntas são muito subjetivas e não levam o candidato a compreender o significado das placas de sinalização. Isso faz com que as pessoas simplesmente decorem as respostas", diz o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg. "Mais do que saber o nome das placas, é mais importante saber o que fazer diante delas".

PARCERIA

A ação foi coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran.SP, que está reformulando e aperfeiçoando o banco de questões em parceria com especialistas em legislação de trânsito e com a Fundação Vanzolini, instituição vinculada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

As novas perguntas foram elaboradas de acordo com os conteúdos definidos na legislação federal, com ênfase na atitude e no comportamento do condutor. As questões tratam de temas como normas de circulação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, proteção e respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito e funcionamento do veículo.

Qualquer cidadão poderá pedir esclarecimentos ou enviar sugestões para aprimorar o banco. Na hora da prova, 30 perguntas serão selecionadas aleatoriamente. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 21 questões (conforme já ocorre).

No portal do DETRAN, na área de "Serviços Eletrônicos", os candidatos podem estudar pelo Simulado de Prova Teórica.
Além dos candidatos à primeira habilitação, a prova teórica também é exigida na renovação da CNH de alguns condutores habilitados antes de 1999 (apenas para os que não fizeram o curso de direção defensiva e primeiros socorros, que não era obrigatório até então).

CIRETRANS

As Ciretrans conveniadas com o DETRAN que já estão adaptadas para realizarem as provas teóricas eletrônica são:
Aricanduva, Armênia, Interlagos (Capital); Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Osasco, Suzano (Grande São Paulo); Amparo, Aparecida, Araçatuba, Araraquara, Artur Nogueira, Botucatu, Caraguatatuba, Cajamar, Indaiatuba, Jales, Laranjal Paulista, Limeira, Marília, Miracatu, Mirassol, Mococa, Monte Aprazível, Palmital, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão Pires, Rio Claro, Santa Bárbara do Oeste, Santa Fé do Sul, São Carlos, São José do Rio Pardo, São José dos Campos, Sumaré, Tatuí e Várzea Paulista.