Cidade

São Carlos usa criatividade para prestar homenagens

8 NOV 2013 • POR • 21h20
0

A administração do prefeito Paulo Altomani, usando criatividade e cidadania, buscou um novo formato para homenagear personalidades e convidados ilustres. Por iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade AmaiVos, o artista plástico, residente em São Carlos, Antonio Alfonso Luciano, produziu uma peça que vai substituir grande parte das placas ofertadas durante as cerimônias.

A peça retrata uma Araucária, árvore símbolo da cidade e inserida na bandeira oficial do município.

A embalagem, confeccionada com o mesmo material, leva a estampa do mapa do Brasil, com destaque para o Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira, Alice Altomani apresentou o artista plástico, no Paço Municipal, e falou sobre a nova tendência nas homenagens do prefeito Paulo Altomani.

"São muitas as razões. Primeiro porque as placas de prata acabam sempre guardadas no fundo de uma gaveta, perdendo o sentido da homenagem. O custo para a prefeitura confeccionar as placas é alto e estamos em fase de contenção de despesas, Surgiu essa idéia da Araucária e o Antonio Alfonso desenvolveu uma peça belíssima, uma obra de arte que vai se tornar objeto de decoração em escritórios e residências. Prestigiamos um artista da cidade, passamos a homenagear de forma diferente e por um custo muito menor", disse Alice Altomani.

O artista plástico Antonio Alfonso, afirmou que procurou desenvolver uma obra que representasse a cidade em seu contexto, no Estado e no País. "A Araucária faz parte da bandeira da cidade e da história municipal. Usamos este detalhe para apresentar uma peça representativa e delicada, que certamente vai ser muito recebida pelas pessoas. Confeccionamos, inicialmente, apenas 50 peças, que deverão ser usadas pela prefeitura para homenagear diversas personalidades. Todas foram feitas com certificação de garantia e originalidade para que não sejam comercializadas. É uma peça exclusiva para a Prefeitura de São Carlos homenagear as pessoas que têm representatividade no município", explicou.

Sobre o artista

Antonio Alfonso Luciano é autodidata desde 1980, explorando materiais disponíveis na confecção de artesanato com metal e cerâmica. A partir de 1982 o desenho, a pintura e a escultura já eram ponto de apoio para a busca de novas técnicas e exploração de outros materiais.

A partir de 1986, projetando e executando decoração para ambientes comerciais e residenciais, torna-se necessário a busca de profissionalização e de técnicas reconhecidas. Entre 1991 e 1995 veio para de São Carlos onde adquiriu conhecimento e prática em xilogravura, linogravura, desenho à nanquim, escultura em pedra sabão.Desde 2007 vem trabalhando como artista residente no Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos, onde faz ilustrações para temas científicos, apoio técnico em pesquisa e projetos, construção de maquetes, confecção de prêmios e troféus concedidos a personalidades e instituições científicas do Brasil e outros países.