Cidade

Volkswagen de São Carlos é reconhecida por combate ao fumo

4 JUL 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 12h57
A Unidade de Produção Volkswagen de São Carlos recebeu um importante reconhecimento por suas iniciativas no combate ao tabagismo. Nesta quinta-feira, 2, o programa “Ambiente sem Fumo, Ambiente Saudável” realizado na unidade, recebeu da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo o Selo de Ambiente Livre do Tabaco.

Em todo o Estado, apenas 76 empresas e instituições públicas têm a certificação, conferida desde agosto de 2007 pelo Comitê Estadual para a Promoção de Ambientes Livres do Tabaco (Cepalt). Das empresas certificadas, poucas são unidades industriais, onde costuma ser mais difícil a adoção de medidas antitabagistas. A Volkswagen é a primeira empresa da região de São Carlos a receber o selo.

Na Unidade, o fumo foi banido de todas as depêndencias internas e externas. A implantação do programa  “Ambiente sem Fumo, Ambiente Saudável” começou em março de 2008, com medidas graduais para eliminar o tabagismo e melhorar a qualidade de vida de seus empregados e terceiros.

Durante um ano, foram executadas diversas ações de conscientização sobre os malefícios causados pelo tabaco, com palestras e envolvimento de nutricionistas, psicólogos, médicos e enfermeiros. Também foi oferecido tratamento médico para 100% dos empregados que quiseram se livrar do vício e a unidade arcou com o custo de medicamentos para os que tinham dificuldade de cessar o fumo.

Hoje restaram poucos fumantes na Volkswagen de São Carlos – todos que ainda mantêm o hábito precisam atravessar a catraca e sair da área da empresa para fumar. Os empregados e familiares apoiaram a iniciativa. Para a esposa do ex-fumante Carlos Alberto Caetano, o programa melhorou a qualidade de vida de toda a família. "Com certeza todos nós saímos ganhando. Não somos mais uma família de fumantes passsivos e ativos". Já o ex-fumante Harley Augusto Fernandes, que deixou de fumar após 23 anos, acredita que sem a ajuda do programa seria impossível parar de fumar.  "Cada dia que passo sem fumar eu comemoro e hoje eu me sinto bem melhor. Me sinto limpo e saudável".

A cerimônia de entrega do Selo de Ambiente Livre do Tabaco aconteceu no Hospital do Coração, em São Paulo e a Gerente de Recursos Humanos da Unidade, Rita Sörensen, ressaltou a importância para a Volkswagen e para a cidade de São Carlos dessa conquista. “Com certeza temos orgulho em adicionar valor à vida de nossos empregados e suas famílias. Queremos que mais empresas da cidade possam também receber essa premiação”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), o cigarro é o maior poluidor ambiental doméstico. Como as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados, no trabalho, em casa ou em áreas de lazer, estão constantemente expostas a essa fumaça. O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo.