Cidade

Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa organiza missa de ação de graças em homenagem às famílias de doadores

12 SET 2013 • POR • 16h00
0

O mês de setembro é considerado o mês do doador e no dia 27 é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em São Carlos, a Santa Casa de Misericórdia tem um trabalho grandioso da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CHIDOTT, que vem atuando ativamente desde setembro do ano passado ajudando pessoas a recuperarem sua qualidade de vida.

Durante esse período já foram doadas sessenta e duas córneas e houve ainda duas doações de outros órgãos como rins, fígado e pâncreas. A última captação de órgãos ocorreu há 15 dias atrás de uma jovem de 22 anos que faleceu após complicações em virtude de um acidente de carro. A família mesmo num momento doloroso como esse autorizou a doação, pois era uma vontade dessa jovem. O fígado e pâncreas foram retirados pela equipe da Faculdade de Medicina de Rio Preto - FAMERP, rins pela equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e córneas pela equipe de enfermagem do hospital, coordenada pelo Gerente de Enfermagem Alexandre Zagato. O processo de retirada durou 5 horas.

"Aproveito a ocasião para agradecer a todos que se empenharam neste processo, em especial  Enfermeiras Maria Thereza, Vanessa Moraes, Priscila, Dra. Isabel, Dr.Bonjorno, Dr. Ivan e toda equipe da UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Também ressalto o gesto mais do que nobre dessa família que mesmo abatida pela dor resolveu se solidarizar com as pessoas que estão em filas de espera por doações"; enfatizou  Alexandre Zagato. Hoje ele é o único habilitado no hospital para fazer a retirada das córneas, mas disse ainda que na semana passada um grupo de enfermeiros da Santa Casa recebeu treinamento no Banco de Olhos de Ribeirão Preto e que em breve também estarão capacitados para a realizar o procedimento.

Missa de Ação de Graças

Como forma de agradecer a todos os doadores, a Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante está organizando uma Missa de Ação de Graças a ser celebrada na Catedral de São Carlos no dia 26 de setembro às 19h00. É uma pequena retribuição diante da grandeza do ato de ser um doador.

O coordenador da Comissão Dr. Ivan Carlos de Manzano Linjardi expressa também seu agradecimento a todas as famílias que autorizaram a doação: "esse é um tema vital e que deve ser discutido dentro das famílias como forma de conscientização e para travar uma luta contra a desinformação; esse diálogo entre os familiares é fundamental para esclarecer dúvidas sobre o assunto e também para que cada um possa colocar claramente sua vontade em ser um doador;" explicou Dr. Ivan. Ele observa ainda que a bandeira desta comissão é trabalhar sempre dentro da ética e da forma mais transparente possível seja nas abordagens com os familiares ou mesmo no dia a dia deste trabalho que tem sempre um novo desafio e uma nova motivação.