Cidade

Altomani recebe cônsul da costa do Marfim

11 SET 2013 • POR • 20h39
0

O prefeito Paulo Altomani recebeu nessa quarta-feira (11) a visita do cônsul da República da Costa do Marfim, em São Paulo, Tibe Bi Gole Blaise. Durante o encontro foi discutida a possibilidade de instalação, em São Carlos, da Câmara de Comércio Internacional e Indústria Brasil/África, além de parcerias com empresários de cidade e região, visando dinamizar a relação comercial entre os dois países.

Participaram do encontro representantes de várias empresas instaladas no município e que exportam produtos para o continente africano, além do secretário de Governo, Júlio Soldado e do assessor de Relações e Negócios Internacionais, André Vilar

O Cônsul Tibe Bi disse após a reunião que as parcerias seriam nas áreas de informação, infraestrutura, agricultura e em setores de exportação que possam melhorar a balança comercial entre o Brasil e a África. “Nós escolhemos São Carlos em função da posição estratégica nas áreas do conhecimento e da tecnologia. Sem tecnologia hoje não se faz absolutamente nada. Estamos orgulhosos por visitar uma cidade que valoriza o conhecimento e a tecnologia. Nós contamos com a adesão do prefeito municipal e dos empresários interessados na criação dessa Câmara de Comércio”, afirmou.

O prefeito Paulo Altomani, por sua vez, agradeceu a visita do Cônsul e manifestou interesse na criação da Câmara de Comércio. Segundo ele, a cidade tem conhecimento e tecnologia suficientes para desenvolver um bom relacionamento com a Costa do Marfim. “A nossa ideia é criar cidades irmãs. Vamos fazer o possível para estabelecer um  relacionamento comercial de peso, investindo no aumento da exportação dos nossos produtos”, afirmou.

Altomani lembrou que está lutando pela internacionalização do aeroporto “Mário Pereira Lopes” e disse que o governador Geraldo Alckmin está mantendo entendimentos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Acredito que nos próximos 30 dias teremos uma definição sobre a internacionalização. Vamos instalar na cidade um porto seco, o que vai facilitar as exportações. Só com essa internacionalização do aeroporto, vamos gerar mais de mil empregos e não tenho dúvidas que o Ministro vai analisar com carinho essa iniciativa de São Carlos. As conversações estão em fase bastante adiantadas, entre Governo do Estado e Governo Federal, e quando tivermos sinal verde, vamos iniciar o processo juntamente com a TAM”, disse Altomani.

O prefeito destacou ainda que a tecnologia desenvolvida nas unidades da Embrapa, em São Carlos, já foram apresentadas à África, o que vai melhorar ainda mais o uso do conhecimento adquirido na cidade.