Veja por que 1º de Abril é conhecido como dia da mentira
Pesquisa do SCA aponta que 95% dos entrevistados já mentiram.
1 ABR 2013 • POR • 14h55Hoje é 1º de Abril, mundialmente conhecido como "Dia da Mentira" ou "Dia dos Bobos". Neste dia são pregadas várias peças e trotes. Mas por que dia da mentira e de quando vem esta tradição?
Há várias explicações, mas segundo historiadores a brincadeira surgiu na França, em 1582, quando o rei Carlos IX, decidiu mudar o início do calendário e adotar o dia 1º de janeiro como início do ano. Até aquela data o Ano Novo era festejado no dia 25 de março e a festa durava uma semana, ou seja, até o dia 1º de Abril.
Porém muitos resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo. Assim, muitos brincalhões passaram a zoar e ridicularizar essas pessoas enviando presentes estranhos, pregar peças e convidar para festas e eventos que não existiam. Devido a essa confusão com a mudança do calendário surgiu a expressão Dia da Mentira.
De acordo com o Brasil Escola, o primeiro Estado a aderir à brincadeira foi o Pernambuco. No dia 1º de Abril de 1828 o periódico A Mentira publicou a notícia da morte de Dom Pedro. A informação foi desmentida no dia seguinte. Desde então a brincadeira ganhou o Brasil.
Quem nunca mentiu?
O São Carlos Agora fez uma breve pesquisa pelas redes sociais com 20 pessoas (10 homens e 10 mulheres) sobre mentira e brincadeiras de 1º de abril. Confira:
Perguntas:
- Você já mentiu? (Sim ou Não).
- Se sim, qual o principal motivo?
- Já pregou peças de 1º de abril (dia da mentira)?
Dos 20 entrevistados apenas um respondeu não ter mentido (provavelmente ele mentiu), ou seja, 95% das pessoas afirmaram já ter mentido. Dessas os principais motivos foram: "não magoar as pessoas" e "encobrir erros".
Outras repostas interessantes foram: "aproveitar brechas que o dia oferece", "algumas pessoas não merecem ouvir a verdade" e "me manter por cima".
Quando questionados sobre pegadinhas de 1º de abril, 85% responderam já ter feito brincadeiras com outros e já ter caído em brincadeiras. Outros 15% responderam não ter feito e ainda justificaram não gostar e não aprovar a brincadeira.
André Dias, um dos nossos entrevistados contou que no dia 1º de abril do ano passado fez uma brincadeira nas redes sociais de manhã e só desmentiu a noite.
"Postei uma foto de uma moto toda detonada e disse 'Acidente de moto é complicado, a moto foi embora, mas apesar de tudo estou vivo'. Mais de 100 amigos vieram perguntar se eu estava bem, se estava internado, se foi algo muito grave. Alguns até ligaram no hospital para saber do meu estado de saúde. Só fui desmentir a noite, aí só não me chamaram de santo, mas do resto tudo...", contou ele.
Jaqueline Triani contou que ainda hoje fez uma brincadeira de 1º de abril com o namorado. "Eu falei para o meu namorado que não tinha mais certeza se queria ficar com ele. Ele entrou em pânico e ficava perguntando o motivo que me levou a chegar nessa conclusão, depois de enrolar falei que o motivo era que hoje era 1º de abril, dia da mentira e tinha que fazer uma brincadeira com ele".
Luiz Felipe contou que fez uma brincadeira simples com seu pai, mas que valeu pelo dia. "Meu pai ia sair aí falei que ele estava com a camisa furada. O pior foi que ele ainda ficou procurando o furo. Depois de rir um pouco falei que hoje era primeiro de abril".
De acordo com a pedagoga Jussara de Barros, da equipe do Brasil Escola, "Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano".
Ainda nas redes sociais nossa reportagem flagrou várias "mentirinhas" como: "Vou ser papai", "Hoje é meu aniversário e ninguem me deu parabéns", "Fui assaltado hoje" e até "Governo legaliza a maconha".
Faça os outros rirem. Postem nos comentários abaixo suas pegadinhas de "Dia da Mentira".