Cidade

Prefeitura realiza a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

28 MAR 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 13h56
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou na última sexta-feira (27), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de avaliar as propostas anteriores aprovadas na II Conferência, realizada em 2007, e apresentar os novos desafios e avaliar os programas já desenvolvidos nessa área pelo município.

A abertura da Conferência foi feita pelo prefeito Oswaldo Barba juntamente com o vice-prefeito Emerson Leal, a secretária adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal, Teresa Cristina Nascimento de Sousa e pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes. Também participaram do evento a vereadora Laíde Simões, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade e primeira-dama, Cidinha Duarte, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Nadir de Godoy Pereira.

A secretária Rose Mendes destacou a participação das mulheres nos espaços de poder afirmando que “todo espaço de debate para discutir a questão da mulher é muito importante, e discutir a participação das mulheres nos espaços de poder é também resgatar um pouco a história de conquistas num espaço ainda com predominância masculina. A mulher hoje é responsável pela família e nós temos que pensar nas crianças e nos jovens e a nossa Secretaria tem articulado políticas públicas que beneficiam essa população”.

Para Teresa Cristina Nascimento de Sousa, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que ministrou uma palestra com o tema “Mulheres em todos os Espaços”, as conferências são importantes porque são canais de escuta da população. “Já realizamos mais de 50 conferências e essa hoje aqui de São Carlos é muito importante porque também vai empossar os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As conferências também contribuem para o combate ao fenômeno da violência contra a mulher, porque articula ações e une esforços”.

Laíde Simões, única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores de São Carlos, lembrou a secretária adjunta que Dirigentes do PMDB Mulher, da qual faz parte, recentemente, em Brasília, manifestaram uma Moção de Aplauso à ministra Nilcéa Freire pelo extraordinário trabalho que vem empreendendo. Laíde citou ainda o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tornará a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em Ministério.

O prefeito Oswaldo Barba lembrou que São Carlos já oferece vários programas voltados às mulheres. “Hoje o nosso município mantém o Centro de Referência da Mulher que é um equipamento vinculado à Divisão de Políticas para Mulheres que tem como objetivo prevenir, promover e assegurar os direitos das mulheres. Temos a Casa Abrigo “Gravelina Teresinha Lemes”, de caráter sigiloso e provisório que tem como objetivo principal o acolhimento da mulher e seus filhos menores em situação de risco iminente pelo período necessário à sua proteção e integridade física. Oferecemos acompanhamento aos atendimentos de saúde, orientação jurídica e psicológica, garantimos o convívio escolar de seus filhos. Além disso também temos o Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS), que conta com uma equipe formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiros especializados em violência sexual”.

Barba ressaltou ainda que recentemente prorrogou a licença-maternidade para as servidoras públicas municipais para seis meses e assinou o Termo de Adesão à 3ª edição do Selo Pró-Equidade de Gênero. “As políticas públicas são um instrumento de construção da justiça social e de mudanças na vida das mulheres, para a conquista de sua autonomia”.

“Além de fazermos o balanço das políticas municipais para as mulheres, a partir das diretrizes estabelecidas nas Conferências anteriores, também vamos realizar a eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, finalizou Raquel Auxiliadora dos Santos, chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Carlos.