Cidade

Prefeitura intensifica recuperação de ruas, praças e estradas

18 MAR 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 12h35
A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem realizado alguns reparos de grande importância para a cidade. Um exemplo é a recuperação das margens do córrego Monjolinho, no cruzamento entre as ruas Raphael de Thomazo e Prof. Octávio Boro. No local, foram executados a contenção do talude com aterro, reparo das galerias de águas pluviais e reconstituição da mureta de contenção sob o córrego.

Outro trabalho desenvolvido pela Secretaria foi a revitalização das galerias de águas pluviais na avenida Morumbi, próximo ao trevo de acesso ao Centro Empresarial de Alta Tecnologia e ao Science Park. Neste ponto, foi feita a recuperação da galeria de águas pluviais que cruza a avenida, com a recolocação e prolongamento de tubos de concreto.

As galerias de águas pluviais na rotatória do cristo, próxima ao shopping, também foram refeitas, já que em virtude das grandes chuvas ocorridas nos últimos meses, a rede ficou obstruída. Desta forma, teve que ser feita a troca da galeria de águas pluviais danificadas pela chuva, além de outros reparos para evitar o processo erosivo na encosta da confluência entre os córregos Monjolinho e Gregório. Estes serviços fazem parte do processo de revitalização da região da rotatória do cristo.

Também foram recuperados aproximadamente 150 metros de encosta em pontos localizados as margens do córrego Gregório. Os trechos mais afetados estavam localizados na avenida Comendador Alfredo Maffei, entre a rotatória do cristo e o Sesc, além das proximidades do Parque da Chaminé.

Na reconstituição da canaleta da avenida Integração, que liga o bairro Cidade Aracy, foram promovidos reparos nas calçadas, reconstituição do leito da canaleta de escoamento com concreto e colocação de obstáculos para redução da velocidade da água por toda a extensão da via.

Foram reparadas ainda as vias de acesso às pontes do córrego do Quilombo, Estrada da Balsa, além das vias não pavimentadas dentro do distrito de Santa Eudóxia. Para a recuperação destas vias, foram empregados aproximadamente 4.000 m2 de piçarra, utilizada na manutenção das condições de trânsito e suporte das vias reparadas.

No Bicão, estes trabalhos estão em andamento desde a última semana. Em uma primeira etapa foi feita toda a parte externa do local, incluindo as margens do córrego do Medeiros. No momento, estão sendo feitos os serviços internos, que deverão ser concluídos nos próximos dias.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, esses trabalhos foram realizados em períodos que variaram de 4 a 15 dias dependendo do local e da situação encontrada. “Nesses primeiros dois meses nós disponibilizamos os serviços da Secretaria para suprir as necessidades da população”, destaca Sigoli.

Segundo ele, nessa época, devido às chuvas, as necessidades são imediatas, o que acentua a formação de buracos no asfalto, as estradas se deterioram rapidamente e o mato cresce acima da média. “Isso demanda uma recuperação imediata e precisa da Prefeitura para que a população não seja prejudicada”, explica o secretário.