Cidade

Projeto Rua Viva reforça ação do SENAC na questão social e meio ambiente

11 FEV 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 16h01
A participação de alunos do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões do Senac São Carlos e de moradores dos bairros Jardim Centenário, Paulistano, Nova Santa Paula e Hikare da cidade envolvidos com o projeto Rua Viva, resultou na produção de um vídeo sobre educação ambiental, que será apresentado no auditório do Senac no próximo dia 12 de fevereiro, às 19 horas.
Através do plantio de 200 árvores no final do ano passado, houve a integração da comunidade e dos alunos para dar “vida” e melhorar o aspecto ambiental dos bairros. Foi uma ação muito bem estruturada, com tarefas divididas e com a efetiva sensibilização da comunidade e dos colaboradores, resultando em um vídeo produzido pela ONG Ramuda, com a finalidade de contar os detalhes dessa aula de campo sobre meio ambiente.

O que é?

O projeto Rua Viva de arborização urbana tem como principal objetivo colaborar para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, aumentando seu espaço verde, através da integração do trabalho de plantio a ações efetivas de educação ambiental. Juntos, o poder público municipal, a iniciativa privada, o terceiro setor e os cidadãos em geral, podem transformar e formar um conceito de cidadania.
“Houve também a intenção de levar a população a refletir e ampliar suas percepções sobre o uso do espaço público e o meio ambiente, resgatando o senso de responsabilidade para com este”; salientou Eduardo Henrique Ferin da Cunha, mediador da Rede Social São Carlos.
A realização do projeto Rua Viva acontece através da parceria da  ONG Ramuda, com a Rede Social São Carlos, com a AMOR - Associação dos Moradores e Amigos dos Jardins, com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com o patrocínio do Banco Santander.

Durante as etapas desse trabalho comunitário houve uma grande interação entre a equipe da ONG Ramudá, moradores do bairro e as lideranças da Associação de Moradores, bem como os alunos do Programa Educação para o Trabalho. “O Rua Viva nesta edição foi muito legal, pois a adesão no bairro foi intensa e as parcerias fizeram com a que as atividades fossem fortalecidas"; explicou a coordenadora do projeto Sabrina Mieko Viana.

Serviço

Apresentação Vídeo Projeto Rua Viva
Local: Senac São Carlos
Rua Episcopal, 700 , telefone (16) 21071055
Quando: 12 de fevereiro
Horário: 19h