Cidade

Aviação: Barba participa de abertura de curso do Instituto Federal

14 FEV 2012 • POR • 11h26
0

O curso superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) começou na noite de segunda-feira (13), no auditório Bento Prado Júnior, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O prefeito Oswaldo Barba participou da aula magna. Ele destacou que, com a internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes, a TAM deve triplicar o número de aeronaves que fazem manutenção em São Carlos, o que vai assegurar a oferta por empregos na cidade.

Atualmente, o Centro de Manutenção da empresa aérea emprega mais de mil funcionários. "Já realizamos gestões junto aos governos estadual e federal e expusemos a necessidade de ampliar a pista e criar uma base alfandegária para que a TAM receba aeronaves de várias companhias aéreas para manutenção. Sem dúvida, isso vai gerar demanda por vagas no mercado de trabalho", explica Barba.

O prefeito observou que mantém diálogo, com o apoio do deputado federal Newton Lima, com a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério da Agricultura e o Daesp (Departamento Aeroviário de São Paulo) para a internacionalização do aeroporto. "Creio que o prefeito e o deputado estão no caminho certo na conquista desse importante pleito, que vai beneficiar a aviação civil", ressalta Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, diretor de operações de aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que ministrou aula magna aos 40 alunos. O curso terá duração de 3 anos.

"A aviação civil é um mercado pujante com crescimento entre 10 e 15% ao ano, portanto o mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada", observa Pellegrino.

O curso - O Curso Superior de Tecnologia em  Manutenção  de  Aeronaves  tem  por objetivo  geral  propiciar  ao  estudante  um  processo  de formação que o habilite como um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área de  Manutenção  de  Aeronaves  relacionados  aos  campos  de  aplicação,  planejamento, gestão, logística e pesquisa. O vice-reitor da UFSCar, Pedro Manoel Galetti, lembrou das gestões do prefeito Oswaldo Barba, quando era reitor da universidade, para a implantação do curso. "A instalação do IFSP no campus da UFSCar foi uma experiência pioneira e única no Brasil. Essa iniciativa permitiu que ambas as instituições agregassem conhecimento", acredita.

O deputado federal Newton Lima acrescenta que a criação do campus do IFSP em São Paulo é fruto do plano de expansão dos cursos técnicos no Brasil, que começou no governo do presidente Lula. "Hoje, São Carlos faz parte do ciclo que atende toda a cadeia produtiva do setor aeronáutico", resumiu o deputado.

Newton comentou sobre o curso técnico em manutenção de aeronaves, que será ministrado no Senai, em parceria com o Centro Tecnológico da TAM. Segundo o deputado, o curso, que deve começar em breve, complementa as atividades que serão desenvolvidas no IFSP.

O reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, exigiu disciplina dos alunos. "A aviação civil não admite erros. Quem pretende seguir na carreira de tecnólogo precisa se dedicar aos estudos", resume.