Cidade

Prefeitura garante destinação ecológica de resíduos de poda e corte de árvores no município

11 JAN 2012 • POR • 19h27

Visando a arborização urbana, que traz a melhoria das condições climáticas, a Prefeitura de São Carlos implantou o Programa Disque Árvore, intensificando a realização de podas regulares e corte de árvores condenadas. O objetivo dessas ações é garantir ainda a preservação das mesmas e a segurança da população.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, a arborização urbana também melhora a condição estética, o controle das perturbações sonoras e visuais, comum na maioria das cidades de porte médio. "Além disso, manter uma cidade arborizada, com áreas verdes preservadas, proporciona bem estar à população em geral", opinou o secretário.

Segundo ele, a convivência harmônica das áreas verdes e os dispositivos urbanos, como o sistema viário, redes de distribuição de energia e os passeios públicos, é um dos grandes desafios para o município, que vem tomando várias medidas para garantir uma relação positiva entre a natureza e os serviços públicos.

O Programa Disque Árvore permite ampliar a qualidade ambiental da cidade com a distribuição gratuita de mudas de espécies arbóreas, além das devidas orientação técnicas de plantio e adequação de cada espécie em relação ao sistema de distribuição de energia, posteamento e redes de água e esgoto.

Já a intensificação do sistema de podas regulares, segundo Sigoli, permite que a Prefeitura resolva os problemas enfrentados pela população em relação às árvores existentes nos passeios e áreas verdes, como, por exemplo, a existência de galhos quebrados e baixos, troncos condenados pelo ataque de cupins, exposição de raízes e consequente danos às calçadas, entre outros. "Intensificamos o trabalho e houve a necessidade de se destinar de maneira adequada e sustentável todo o resíduo sólido proveniente da podas das árvores, destino que se mostra quase como um problema para o poder público municipal, porque é um material que ocupa um grande volume por não aceitar compactação. Além disso, consume vida útil de aterro", explica.

RESÍDUOS SÓLIDOS - São Carlos produz mensalmente em torno de 4800m³ de resíduos sólidos proveniente das podas das árvores, volume considerável de resíduo que deve ser destinado de maneira adequada para gerar benefícios ao meio ambiente.

Tentando unir o descarte desses resíduos e as melhorias das condições ambientais, a Prefeitura implantou o sistema de trituração e compostagem, onde todos os resíduos sólidos provenientes da poda das árvores são triturados e passam por esse processo. Com isso, vários benefícios são alcançados, como a redução no volume de resíduos, a valorização e reaproveitamento da matéria orgânica contida nos resíduos, redução na quantidade de compostos aleloquímicos, obtenção de húmus ou composto.

Após o término do processo de compostagem, entra em cena a sustentabilidade do programa, onde todo o material, já estabilizado (húmus), é utilizado nas áreas de recuperação e reflorestamento do município, com inúmeros benefícios como, por exemplo: melhoria na qualidade física do solo tornando-o mais estruturado, favorecendo a retenção de água e reduzindo a lixiviação de nutrientes; adiciona qualidade à química do solo, uma vez que todos os nutrientes constituintes do composto retornam ao solo, reduzindo a necessidade da aplicação de adubos minerais; melhora as condições biológicas, com o favorecimento do desenvolvimento de fungos, em especial os micorrízicos, bactérias, minhocas, insetos e outros organismos. 

De acordo com o secretário, tais benefícios reduzem os custos de manutenção dessas áreas, diminuindo a necessidade de controle de plantas invasoras, aumenta a sobrevida das espécies reflorestadas, reduzindo o número de transplantio, redução na necessidade de irrigação e no uso de adubos minerais, além disso, os efeitos colaboram com o manejo sustentável desses sistemas reflorestados e/ou recuperados. "Com essas ações a Prefeitura tem melhorado o atendimento que é solicitado pela população, em conjunto com o manejo ambiental sustentável", ressaltou.