Brasil

Proerd: Encontro reune coordenadores de todo país

24 NOV 2011 • POR • 11h19

Para comemorar os 18 anos de sucesso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a Polícia Militar vai realizar o Encontro Técnico Nacional, que reunirá todos os coordenadores de Proerd do país. O evento será das 9h às 17h desta quarta (23) e quinta (24) no Grande Auditório do Anhembi, na avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Anhembi Parque, em Santana, na zona norte da Capital.  

Comemorando mais um ano de programa, a PM, através da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, vai promover o Encontro Técnico Nacional que para reunir os coordenadores de todo o Brasil, do Proerd. Para abrir o evento, haverá uma apresentação da Banda Sinfônica e do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O encontro contará com a presença de 800 convidados como instrutores, educadores, mentores do programa, representantes dos principais órgãos de prevenção e combate ao uso de drogas, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, D.A.R.E. Internacional e representantes das Polícias e Bombeiros Militares de todos os Estados e Distrito Federal.

A Polícia Militar vai homenagear os primeiros instrutores que, em 1993, ajudaram a Instituição a implantar o programa, a disseminá-lo pelo Estado e pelo país.

Serão realizadas diversas palestras sobre psicologia de crianças e adolescentes, a importância da conscientização contra as drogas, entre outras, por professores da Universidade de São Paulo, pelo secretário da educação, o comandante geral da PM e o diretor de Policia Comunitária e de Direitos Humanos, da Policia Militar.

O sucesso

De caráter nacional, o Proerd tem a função de conscientizar crianças e adolescentes contra o consumo de drogas e a violência, além de fortalecer o elo com a escola e a família.

Há 27 anos na Polícia Militar, o Major PM José Eduardo Bexiga, coordenador estadual do programa, confirma que o Proerd é um trabalho muito bem feito e que é o maior programa preventivo do gênero no país.

"No Brasil, cerca de 13 milhões de crianças e adolescente já foram formados e, só no Estado de São Paulo, já são mais de 6 milhões", revela.

O Major Bexiga dedica a cada um dos policiais militares que trabalham no programa, o seu sucesso. "Eu agradeço aos instrutores por serem qualificados. Isso é uma característica dos policiais militares e peço que continuem perseverando nesta atividade, pois é imprescindível para São Paulo", concluiu.

Para que o programa continue bem sucedido, 680 instrutores trabalham em escolas proliferando a ideia principal, que é a conscientização. Todos os anos, são formados 1200 instrutores.

Desde 2004, o Proerd disseminou-se para todo Brasil e, atualmente, atende crianças e adolescentes de diversas escolas nos 470 municípios paulistas. A partir do ano que vem, o programa vai ser estendido para todo o estado, após um convênio assinado no final de setembro deste ano entre a Secretaria de Segurança Pública e a da Educação.