Região

Araraquara: Curso gratuito de motofrete continua recebendo inscrição

22 NOV 2011 • POR • 10h11

Até o dia 16 de dezembro, continua aberto no Sest/Senat de Araraquara o período de inscrições para o curso obrigatório de qualificação profissional para motofrete.                  

Profissionais maiores de 21 anos que trabalham na entrega de mercadorias e exercem atividades remuneradas com motocicletas, ou motonetas, têm que fazer o curso, que se tornou obrigatório por lei federal e Resolução do Contran - Conselho Nacional de Trânsito. A fiscalização já começa em janeiro do ano que vem.   

 

Para fazer a inscrição é necessário comparecer pessoalmente ao Sest/Senat, no IV Distrito Industrial, e retirar a relação de documentos necessários para efetuar a matrícula.

Ao todo, são oferecidas 300 vagas em Araraquara, obtidas por meio de um convênio firmado pelo prefeito Marcelo Barbieri com a Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho, Sert.

"A liberação dessas vagas gratuitas são fundamentais para que esses profissionais possam trabalhar com qualificação e segurança em Araraquara. É uma grande conquista, especialmente nesse momento de desenvolvimento vivido pela cidade que exige qualificação para a ocupação dos postos de trabalho", afirma o prefeito Marcelo.

O curso tem duração de 30 horas, em turmas de 25 a 30 alunos, com horários de manhã, tarde e noite e nos finais de semana. As aulas terão início conforme as turmas forem atingindo o número indicado de inscritos.

Extensão

Também as empresas que possuem motos para entrega de mercadorias precisam enviar seus funcionários destes veículos para fazer o curso. São enquadrados nesta categoria, os entregadores de autopeças, pizzas, água, gás de cozinha e documentos, etc.

Vale destacar que o valor do curso, caso fosse cobrado aos participantes, custaria R$ 400,00, segundo o coordenador de Economia Solidária (órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Marcos Bispo.  

A estrutura curricular engloba os seguintes tópicos: Ética e cidadania na atividade profissional, Noções básicas de legislação, Gestão do risco sobre duas rodas, Segurança e saúde, Transporte de pessoas ou Transporte de cargas e Prática veicular individual específica, carga ou pessoas.

O Sest/Senat está credenciado junto ao Detran SP - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - para ministrar o curso de acordo com os requisitos e exigências estabelecidas pelo órgão.

Obrigado por lei

Em 2009 foi sancionada a Lei nº 12.009, que regulamenta o exercício da profissão motofretista. Em 2010, o Contran estabeleceu a Resolução nº 350 que institui o curso de motofrete como obrigatório para os profissionais da área.

A fiscalização em âmbito nacional começará a ser feita a partir de janeiro de 2012.

Serviço
Curso Motofretista
Matrícula: Até meados de dezembro
Local: Sest/Senat, Avenida Antenor Elias, n° 1.450, IV Distrito Industrial - Araraquara
Horário de atendimento: Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Telefone: (16) 3336-2090