Cidade

Festival Contato segue até domingo com programação diversificada aberta a todo o público

16 NOV 2011 • POR • 15h04

O Festival CONTATO, projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que fomenta o cenário cultural da cidade e da região central do Estado de São Paulo, começou na última segunda-feira, dia 14/11, e segue até domingo, dia 20/11. O evento está sendo realizado em diversos lugares de São Carlos, com shows, debates e diversas atividades abertas a todo o público.

Durante a semana, a programação se concentra no campus da UFSCar. Hoje na programação do Festival o público confere o debate "Transformação pelos jogos: do lúdico ao lúcido" (Games 4 Change); Roda de compatibilização - sync entre coletivos (Pré-Fórum Paulista de Cultura Digital); Oficina Encadernação - Como montar seu livro; além da Exposição "50 anos de Cineclubismo em São Carlos"; Sessão Sala de Cinema do CONTATO com dois longas-metragens escolhidos pelo público e Curtas; dentre outras atividades. Amanhã, dia 17/11, haverá Encontro Temático: Circuito Universitário de Cultura Livre; Oficina: "Aula-piloto: Jogo da vida em trânsito" (Games 4 Change); Oficina Música Eletrônica em Tempo Real - gestos e consequências, da Interatividade Digital, na arte sonora e multimídia; dentre outros eventos. Sexta-feira, dia 18/11, o CONTATO traz mesa de debates sobre Cultura, Tecnologia e Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento para o Brasil; Oficina de Instalações Interativas com animações em stop motion;  Oficina de Iluminação & Cenografia - Cabaré Fora do Eixo.

No sábado de manhã (19/11) será realizado o Pré-Sanca Hip Hop com a revitalização do Centro Esportivo Dario Placeres Junior, ao lado do SAAE no Centro, com graffiti, soundsystem e apresentação de BBoys e, à noite, o "Saia para Dançar" envolve três casas noturnas da cidade que promovem festas com entrada única e programação diversificada. Na Praça de Diversões do CONTATO, a III Feira de Economia Solidária abre as atividades que ocorrem sábado e domingo ao longo de todo o dia. Neste ano, além de ocupar a Praça do Mercado, o Festival leva as atividades voltadas para o público infantil, o Contatinho, para a Praça dos Voluntários, também durante todo o final de semana. E a partir das 15h30 começam os shows, projeções e performances do CONTATO Eletrônico. No sábado, o público confere os shows de bandas como os noruegueses BigBang e os paulistanos Garotas Suecas e Marcelo Jeneci.

No domingo, quem fecha a programação é o rapper Criolo, antecedido pelo Maracatu Estrela Brilhante do Recife, DJ Tudo e Gente de Todo Lugar e muitos outros nomes que fazem um panorama da nova música brasileira. A maior parte da programação do Festival é gratuita e aberta a todo o público. Confira a programação completa em www.contato.ufscar.br.

O CONTATO é patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; pela Petrobras, após ser contemplado pelo Programa Petrobras Cultural 2011; e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do prêmio ProAC - Festivais de Artes.