Cidade

IPTU Verde pode ser requerido até 15 de outubro

29 SET 2011 • POR • 14h48

Os moradores que desejam adquirir o benefício do IPTU Verde têm até o dia 15 de outubro para fazerem o pedido. O IPTU Verde foi criado por iniciativa do vereador Lineu Navarro e vem isentando milhares de contribuintes desde o ano de 2006. Por seu caráter inovador, o vereador recebeu prêmio da Assembléia Legislativa do Estado, em março deste ano, na categoria excelência.

Tem direito ao desconto as pessoas que possuem na calçada de sua casa uma ou mais árvores, obtendo assim redução de até 2%, no valor do IPTU.  Se a sua residência também possui área permeável à chuva – como jardim, horta, gramado - com pelo menos 8% da área total do terreno, o morador terá direito a 2% de desconto no valor do IPTU. Caso a casa se encaixe nas duas situações, o cidadão terá direito a 4% de desconto.

“As árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar, diminuem o nível de ruídos, embelezam a paisagem e servem de abrigo às aves. Por outro lado, mais áreas permeáveis permitem a penetração da água no solo, evitando enchentes em córregos e baixadas”, disse o vereador.

Para obter o desconto, o munícipe deve acessar o portal da Prefeitura na internet (www.saocarlos.sp.gov.br) ou comparecer aos postos do SIM no centro, na esquina das ruas Major José Inácio e Dona Alexandrina e na Vila Prado, na Rua Bernardino de Campos, 636 ou na Secretaria de  Desenvolvimento Sustentável, na rua General Osório, 1138.

Após a formalização do pedido, os fiscais da administração vão ao local conferir os dados apresentados para a concessão do benefício e o desconto no IPTU 2012 já vem no carnê. Mais esclarecimentos, ligue para o gabinete do vereador Lineu Navarro (3362-2036) ou acesse o site www.lineunavarro.com.br