Cidade

Pesquisa de saúde foi apresentada no Paço Municipal

5 SET 2011 • POR • 22h15
0

A Prefeitura apresentou na sexta-feira (2) aos conselheiros dos Conselhos Gestores e Municipal de Saúde e a população em geral os resultados da pesquisa de opinião sobre o Sistema Público de Saúde de São Carlos. A pesquisa foi realizada em fevereiro deste ano pela Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado - Statsol, que ouviu 1.200 pessoas na cidade. A apresentação foi feita pelo professor Jorge Oishi, do Departamento de Estatística da UFSCar, no auditório Bento Prado do Paço Municipal.

A apresentação da pesquisa foi acompanhada pelo prefeito Oswaldo Barba e pelos secretários municipais João Pedrazzani (Governo), Leandro Severo (Comunicação) e Arthur Pereira (Saúde).

O estatístico explicou os resultados, metodologia, cálculo da amostragem, parcela da população entrevistada, grau de satisfação entre outros questionamentos do Sistema Público de Saúde.

O prefeito Oswaldo Barba ressaltou que uma Administração Pública que tenha interesse em melhorar a vida das pessoas pode e deve utilizar, como uma de suas principais ferramentas, pesquisas estatísticas. Barba reconhece que há dificuldades na Saúde e sabe também que superá-las todas será tarefa quase que impossível, pois a cada melhora no sistema um número maior de pessoas passa a utilizá-lo.

"Mas sabemos também que a nossa Saúde está melhor a cada dia, caso contrário não seriamos uma das três cidades do Estado com a menor taxa de mortalidade infantil (7,4 óbitos/mil nascimentos), não teríamos uma das menores taxas de mortalidade entre recém-nascidos, não ofereceríamos sete ou mais consultas de pré-natal às gestantes e não seríamos uma das cidades com o menor número de casos de dengue da região", destaca o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a pesquisa, quando feita por institutos sérios e que tenham reputação, fornece ao administrador público informações essenciais para embasar suas ações, além de apresentar os números sem leitura política.

"Nossos resultados foram muito positivos, e nosso objetivo não é sair divulgando bons resultados, é nortear o trabalho da Secretaria de Saúde e dos servidores. Sabemos que temos muitos problemas que precisam ser resolvidos, mesmo com bons resultados e a pesquisa teve essa finalidade". 

Já o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, destacou que a Prefeitura tem buscado aprimorar o sistema e superar as dificuldades. "Estamos trabalhando para superar as dificuldades, como falta de médicos que gera outros problemas, como demora no atendimento".

A Pesquisa - A primeira pergunta foi: "O Sr (a) utilizou os serviços de saúde pública do município nos últimos 6 meses?". Dos entrevistados, 48% responderam que Sim, e 52% responderam Não. A análise está concentrada no grupo de pessoas que recebeu atendimento nos 6 meses anteriores à pesquisa.

"De um modo geral, como Sr (a) avalia a saúde municipal?", essa foi a segunda pergunta feita aos usuários do SUS. Avaliaram positivamente a saúde do município 74% das pessoas (entre ótimo, bom e regular) e 27% avaliaram negativamente. No entanto, quando a pergunta é "O Sr (a) conseguiu resolver seu problema?", o índice de aprovação é ainda maior, já que 77% das pessoas responderam que Sim, o problema foi solucionado.

A ampla pesquisa realizada apontou ainda diversos outros números, mostrando quais Unidades de Saúde recebem mais pacientes e em quais há mais dificuldades. Mostrou também que 58% das pessoas disseram terem sido atendidas em até uma hora e 32% entre uma e duas horas. Os entrevistados fizeram uma comparação entre o atendimento de São Carlos e o atendimento oferecido por outras cidades. Dos que conhecem os serviços de Saúde de outros municípios, 46% disseram que em São Carlos o atendimento é melhor, 21% que é igual, 27% que é pior e 6% não souberam ou não quiseram responder. Dessa forma, 67% das pessoas acham que São Carlos oferece um atendimento melhor ou igual a outros municípios.