Santa Casa recebe Padre Jonas para abertura de campanha de doação de sangue
13 FEV 2026 • POR Jessica CR • 14h52Nesta sexta-feira (13), a Santa Casa de São Carlos recebeu o padre Jonas Rafael da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que esteve na instituição para abrir uma campanha de incentivo à doação de sangue, especialmente neste período que antecede o Carnaval, quando os estoques costumam registrar queda.
O padre foi recepcionado pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior e pela diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, que acompanharam a visita no Banco de Sangue. A recepção também contou com a presença da hematologista Dra. Andreia Moura de Luca, responsável técnica pelo Banco de Sangue da Santa Casa.
A mobilização surgiu a partir do significado do dia 13, data em que é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado em 13 de maio no Brasil. A proposta é unir a devoção à prática concreta da solidariedade, incentivando que, a cada dia 13, a comunidade se organize para reforçar os estoques de sangue e ajudar quem precisa. “Como todo dia 13 temos essa referência importante para a paróquia, quisemos unir o aspecto religioso à nossa responsabilidade de ajudar o próximo. Queremos que, a cada dia 13, haja essa mobilização para socorrer aqueles que precisam”, destacou o sacerdote.
Para ele, a fé precisa se traduzir em atitudes concretas. “A vida cristã não pode se resumir ao individualismo. A fé sem obras é morta. A doação de sangue é uma das formas de expressar a fé por meio de uma ação concreta em favor da vida”, ressaltou.
O sacerdote também reforçou que o período festivo deve estar aliado à responsabilidade com a dignidade humana. “A festa só é completa quando há respeito à dignidade humana. Doar sangue é um gesto de cuidado e valorização da vida”, pontuou.
Sobre o receio que muitas pessoas têm em doar, padre Jonas deixou uma mensagem de encorajamento. “O medo pode ser a experiência da nossa fragilidade, mas também pode ser a oportunidade de superá-la. Não podemos deixar que ele nos paralise diante de ações tão bonitas como essa”, afirmou.
A campanha pretende criar o hábito da doação regular entre os fiéis e a comunidade em geral. “Se Deus nos deu um dom e uma graça, que isso também seja dom e graça na vida das pessoas”, concluiu o padre, convidando todos a participarem.
Também participaram da doação Gabriel Galdino da Costa e Carlos Eduardo dos Reis, membros da paróquia, que se uniram à iniciativa reforçando o convite à comunidade para aderir ao gesto solidário.
Como doar?
Fazer o agendamento e apresentar documento oficial de identidade com foto e alguns dados pessoais.
Canais para agendamento:
(16) 3509-1230, De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30
Horários para doações:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45
Sábado, das 8h às 10h45 da manhã.
Estacionamento gratuito para doadores na frente da Santa Casa (PARAKI).