Prefeitura firma acordo para garantir direitos de funcionários de empresa terceirizada WWS
3 DEZ 2025 • POR Jéssica C.R. • 21h04A Procuradora-Geral do Município de São Carlos, Aretha Contin, participou na quarta-feira (3) de uma mesa redonda no Ministério do Trabalho, onde foi firmado um acordo entre a Prefeitura, a empresa WWS e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (SIEMACO Araraquara). O entendimento busca assegurar o cumprimento das obrigações trabalhistas e dar maior segurança jurídica ao encerramento do contrato, evitando a abertura de novas ações judiciais.
Segundo a Procuradora-Geral, o acordo representa um passo importante na proteção dos trabalhadores. “Conseguimos garantir que todos os direitos sejam respeitados, com prazos definidos e mecanismos que asseguram transparência e efetividade no pagamento das verbas devidas”, afirmou Aretha Contin.
Entre os principais pontos firmados estão:
-
Pagamento da multa de 40% do FGTS até 9 de dezembro;
-
Garantia do cumprimento dos depósitos de INSS e FGTS pela empresa, com acompanhamento da Prefeitura;
-
Agendamento das homologações e liberação do FGTS e seguro-desemprego no dia 11 de dezembro, na subsede do SIEMACO São Carlos;
-
Parcelamento das verbas rescisórias, com fiscalização tripartite entre Prefeitura, sindicato e empresa.
A Procuradora-Geral destacou que o acordo também reduz a necessidade de judicialização. “O acordo evita que dezenas de empregados tenham que recorrer à Justiça para garantir seus direitos, trazendo celeridade, segurança e respeito aos trabalhadores”, afirmou.